Criminalidade

Pernambuco teve a maior redução de homicídios de jovens e mulheres, diz Atlas da Violência

Os números da pesquisa apontam um avanço do Estado com relação à segurança pública

Polícia MilitarPolícia Militar - Foto: Divulgação

De acordo o Atlas da Violência 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e lançado nesta quinta-feira (27),  Pernambuco foi o estado que teve a maior taxa de redução de homicídios de jovens e mulheres.  Além desse dado, outras análises apontam que o Estado alcançou um significativo avanço na Segurança Pública com números expressivos de redução. 

No comparativo entre os anos de 2017 e 2018, Pernambuco teve a segunda maior queda na taxa de homicídios do Brasil, ficando atrás apenas do Acre. No mesmo intervalo de tempo, o Estado foi campeão na redução da taxa de assassinatos de jovens. Já na avaliação dos índices de 2008 a 2018, Pernambuco registrou a quarta maior diminuição de homicídios cometidos contra mulheres do País.

Taxa de redução de homicídio

Para o governador Paulo Câmara, o Atlas, pesquisa que analisa dados da criminalidade no País entre 2008 e 2018, retrata todo o esforço realizado na Segurança Pública, através do programa Pacto pela Vida. “Temos uma política pública consistente de enfrentamento à violência desde 2007”, destacou o governador.

Os dados do Atlas consideram os números até 2018. Em 2019, Pernambuco continuou reduzindo homicídios, atingindo a segunda menor taxa da série histórica, iniciada em 2004. Em 2020, a pandemia do novo coronavírus dificultou o enfrentamento à violência, o que ocasionou o aumento das taxas de assassinatos na maior parte dos Estados brasileiros.

“Tivemos um primeiro semestre difícil, mas, neste mês de agosto, há um indicativo de que vamos voltar a reduzir o número de homicídios em todas as regiões do Estado”, pontuou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Todos os dados do Atlas da Violência 2020 estão disponíveis na página do Fórum Brasileiro de Segurança Pública na internet: www.forumseguranca.org.br.

Veja também

Novo balão de lixo enviado pela Coreia do Norte provoca incêndio em telhado de prédio em Seul
MUNDO

Novo balão de lixo enviado pela Coreia do Norte provoca incêndio em telhado de prédio em Seul

Tufão mais poderoso em 75 anos, Bebinca atinge o solo em Xangai
CHINA

Tufão mais poderoso em 75 anos, Bebinca atinge o solo em Xangai

Newsletter