Logo Folha de Pernambuco

APAC

Pernambuco terá trimestre com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, diz Apac

Modelos climáticos analisados pela Apac indicam uma probabilidade de 75% de ocorrência do fenômeno La Niña em sua fase fraca

SolSol - Foto: Freepik

Os próximos três meses serão de chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em todo o Estado de Pernambuco, segundo a previsão climática divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

O prognóstico inclui os meses de novembro e dezembro de 2024 e janeiro de 2025 — ou seja, o final da primavera e início do verão.

Modelos climáticos analisados pela Apac indicam uma probabilidade de 75% de ocorrência do fenômeno La Niña em sua fase fraca.

"No Oceano Atlântico Tropical, observa-se resfriamento na porção sul e aquecimento na porção norte, condição que desfavorece a formação de chuvas na região Nordeste", explica a agência.

Esse período do ano é tradicionalmente seco na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. No Sertão, corresponde ao início da pré-estação chuvosa.

"A previsão aponta para uma estação de chuvas menos intensa, com pancadas isoladas seguidas de períodos secos, especialmente no Sertão", completa a agência.

Os dados foram discutidos e consolidados na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas. 

Veja também

Anvisa emite novo alerta sobre falsificação de Ozempic com canetas de insulina
BRASIL

Anvisa emite novo alerta sobre falsificação de Ozempic com canetas de insulina

Por que algumas pessoas têm roupas empilhadas na cadeira? Psicóloga responde
SAÚDE

Por que algumas pessoas têm roupas empilhadas na cadeira? Psicóloga responde

Newsletter