Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Pernambuco: turismo em alta e preocupação com a variante Delta

Se por um lado essa retomada do setor é importante para a economia, o risco de disseminação da Delta - a mais contagiosa das variantes catalogadas - é alto e exige cuidados do setor público e privado

Passeio de catamarã na Praia de CarneirosPasseio de catamarã na Praia de Carneiros - Foto: Fabiano Antunes

Com a chegada dos primeiros casos da variante Delta a Pernambuco, confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na quinta-feira (12), estratégias para barrar a escalada de contaminação se fazem necessárias, sobretudo em um momento de crescimento do setor turístico pernambucano. 

Pernambuco se destacou na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na quinta-feira (12), pelo IBGE. De janeiro a junho deste ano, no índice de atividades turísticas, o Estado aparece pelo segundo mês consecutivo como vice-líder do ranking nacional, com 85,6% - atrás apenas de Goiás, com 92%.

Quando comparado este número com o mesmo período em 2020, o resultado surpreende: o crescimento foi de 26%.

Se por um lado essa retomada do setor é importante para a economia, o risco de disseminação da Delta - a mais contagiosa das variantes catalogadas - é alto e exige cuidados do setor público e privado. Protocolos sanitários já são exigidos pelo Governo de Pernambuco. 

Segundo a SES-PE, é realizando periodicamente o sequenciamento genético de amostras biológicas de pacientes positivos para a Covid-19 para identificar as variantes em circulação.

"Até o momento, a predominância em todas as análises são da Gama (P.1). Essas análises apoiam a tomada de decisão, mas, independente da variante, a população precisa aderir às medidas sanitárias, como uso de máscara e higienização das mãos e, chegando a sua vez, procurar a vacinação e fazer as duas doses, caso o imunizante preconize duas aplicações", afirma a Secretaria de Saúde.

Protocolos
O Governo de Pernambuco conta com protocolos sanitários para diversos segmentos econômicos. Segundo a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), foram criados 13 protocolos específicos para a cadeia turística, entre eles, atrativos turísticos, hotelaria, bares e restaurantes, agências de viagens e turismo náutico.

A Setur-PE criou, em 2020, um selo específico, o Selo Turismo Seguro. A certificação  incentiva que empresas e prestadores de serviço adotem procedimentos necessários à retomada do turismo com segurança e busca reforçar a confiança dos viajantes no destino Pernambuco. 

"Graças à criação dos protocolos e de um selo seguro local, o Estado recebeu no final de 2020, o Selo Safe Travels, chancela concedida pelo  World Travel & Tourism Council (WTTC), entidade mundial. E se tornou embaixador local, podendo dar a distinção para empresas e equipamentos de turismo locais, além dos municípios", informou a pasta estadual de Turismo.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter