Logo Folha de Pernambuco

Testagem

Pernambuco ultrapassa 400 mil testes realizados para detectar o novo coronavírus

Quantitativo, que chega a pouco mais de 4% da população de Pernambuco, colocou Estado em 4ª lugar com relação à testagem do tipo RT-PCR no País

Paulo Câmara e André LongoPaulo Câmara e André Longo - Foto: Diego Nigro/SEI

A marca de 400 mil testes para detectar a Covid-19 foi ultrapassada em Pernambuco. O Estado já realizou 403.807 procedimentos, entre exames de biologia molecular (RT-PCR), sorologias e testes rápidos para detectar o novo coronavírus. Apesar do número alto de testes realizados, se relacionados à população do Estado, cerca de 9.300.000 pessoas, o quantitativo de testes realizados chega a quase 4% do total de pernambucanos. De acordo com o Ministério da Saúde, Pernambuco ocupa a quarta posição entre os estados brasileiros que realizaram mais testes do tipo RT-PCR, considerado padrão-ouro na detecção do vírus. Foram realizados 183.578 exames do tipo RT-PCR em Pernambuco. 


Os exames do tipo RT-PCR, considerado padrão-ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda e foram priorizados no Estado. "A ampliação da testagem para a Covid-19 sempre foi uma das prioridades do Governo de Pernambuco no enfrentamento e processo de convivência com a doença. Essa marca dos 400 mil testes realizados foi alcançada graças à inauguração do novo parque tecnológico do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Com o novo maquinário, conseguimos automatizar o trabalho e quadruplicamos a capacidade de processamento dos exames de RT-PCR", pontua o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.  

“Quando adquiriu mais maquinários, Pernambuco saiu na frente, mais uma vez. Aumentamos a capacidade de testagem em quatro vezes, dando mais qualidade ao processo. Dessa forma, podemos nos preparar melhor para o futuro", afirmou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a testagem foi acelerada após a aquisição de equipamentos para aumentar a capacidade de testes realizados no Estado. 

André Longo, destacou também a ampliação da testagem, anunciada na última semana, para pessoas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados da doença. Em Pernambuco, o Lacen tem capacidade diária para processar três mil exames de RT-PCR. Segundo Longo, em fevereiro, a título comparativo, o Brasil tinha a capacidade de fazer apenas 2.700 exames por dia. “A massificação da testagem, que sempre foi uma das prioridades do Governo de Pernambuco no enfrentamento e processo de convivência com a doença, amplia o monitoramento e também o controle da transmissão”, disse o secretário.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter