Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Carnaval 2025: Cabo oferece atendimento às mulheres vítimas de violência no período carnavalesco

Cabo de Santo Agostinho atendimento direcionado às mulheres vítimas de violência sexual no CarnavalCabo de Santo Agostinho atendimento direcionado às mulheres vítimas de violência sexual no Carnaval - Foto: Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho/Divulgação

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho estará disponibilizando, nas unidades de urgência e emergência, um atendimento direcionado às mulheres vítimas de violência sexual durante o período de Carnaval.

De acordo com a pasta, será disponibilizado um kit de medicamentos que auxilia na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e na gravidez indesejada.   

A Secretaria informou que o serviço será oferecido durante o mês de março, nas unidades de saúde Hospital Mendo Sampaio, SPA Gaibu, Jamaci de Medeiros e na Maternidade Geral Leite Bastos.  

Ainda segundo a Secretaria, após serem medicadas, as vítimas serão encaminhadas para uma unidade de referência: serviço estadual de apoio à mulher vítima de violência Wilma Lessa, situado no Hospital Agamenon Magalhães, e ao Hospital da Mulher, para dar continuidade ao tratamento pós-exposição.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva, afirmou que os casos de estupro aumentam, em média, 30% durante o Carnaval, e reforçou que "o cuidado nas primeiras 12 horas após o ato pode evitar em até 90% a gravidez indesejada”. 

Veja também

Newsletter