Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Pernambuco

Com um dia a mais, Festa do Morro terá celebração inter-religiosa

Com 72 celebrações, a festividade ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro

Festa do Morro terá 72 atrações em 2019Festa do Morro terá 72 atrações em 2019 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Com o foco voltado para as questões sociais e a diversidade cultural e religiosa, a tradicional Festa do Morro da Conceição, que chega à 115ª edição, começa no dia 28 de novembro na Zona Norte do Recife. Entre as novidades deste ano, está a realização de uma celebração inter-religiosa com representantes de denominações de matriz africana.

A programação segue até 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição - padroeira afetiva do Recife -, com missas diárias e apresentações musicais, incluindo shows de artistas como Irah Caldeira e Jorge de Altinho.

 

Coletiva da 115ª Edição da Festa do Morro com Padre Maílson Régis, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Coletiva da 115ª Edição da Festa do Morro com Padre Maílson Régis, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco 

Este ano, tendo como tema "Maria, mãe de um povo ferido", a Igreja Católica pretende chamar atenção para os diversos problemas sociais. "Vamos rezar as dores do povo, que passa por muitas crises. Queremos trazer esse tema para o altar de Deus. Nossa Senhora, como mãe, acalenta. Tantos jovens se suicidando, idosos abandonados, e o povo vem pedir que a mãe os acalente", explica o padre Mailson Regis, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Leia também:
Cadastramento de comerciantes para Festa do Morro começa nesta segunda
Fiéis terão mais ônibus para a Festa do Morro; confira esquema de mobilidade
Procissão da Bandeira marca início da Festa do Morro

Pela primeira vez, no período conhecido como pré-festa, a programação contará com uma celebração inter-religiosa, marcada para o dia 23, às 17h, junto à imagem de Nossa Senhora. O encontro, que entrará no calendário oficial da festa a partir deste ano, terá a presença de babalorixás e outros representantes de religiões africanas, como o candomblé, reunindo cânticos da Igreja Católica e toadas de terreiros, em referência também a Iemanjá, orixá celebrada neste mês.

“Para nós, é um espaço de valorização e pertencimento, o direito de professar a nossa fé. E fazer isso publicamente, com a Igreja Católica, é muito importante. É um momento histórico”, classificou a candomblecista Paula Guedes, do Sítio do Pai Adão, um dos terreiros que participarão do evento. “O caminho é o diálogo. É um pedido do papa Francisco. Queremos aqui dar um grito contra o ódio e a intolerância religiosa. Não pode haver ódio e intolerância em ambiente cristão”, afirmou o padre Mailson Regis.

Programação
A abertura da programação acontece no dia 28 com uma missa campal, o que é uma novidade desta edição. A solenidade será conduzida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva, a partir das 19h, após a chegada da procissão, que seguirá do Parque da Macaxeira pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara até a Praça de Nossa Senhora da Conceição. "Nós realizamos a novena e isso exige que a gente faça dentro do santuário. Mas para proporcionar um melhor conforto dos peregrinos, vamos fazer a abertura lá fora", diz o padre.

A partir do dia 29, serão celebradas missas diárias até 7 de dezembro, sempre às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Já no dia 8 de dezembro, será uma missa a cada hora, de meia-noite a meio-dia, revezando entre o palco externo e o santuário. Às 14h tem início a procissão de encerramento, com saída às 15h, do Cais do Apolo, no Bairro do Recife, até o Morro, seguindo pela Avenida Norte. Já a solenidade de encerramento será conduzida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, às 18h. Também ao longo da programação, o público poderá assistir a apresentações musicais todos os dias. Entre as atrações, estão Jorge de Altinho, Irah Caldeira e Petrúcio Amorim, além de blocos líricos e do coral do Movimento Pró-Criança.

Confira a programação musical:

29/11 - Jorge de Altinho: 21h (Palco)
30/11 - Dudu do Acordeom: 21h (Palco)
1º/12 - Recifogosas: 15h (Palco)
1º/12 - Maracatu Estrela Brilhante: 21h (em frente ao Santuário)
2/12 - Blocos Líricos: 21h (Palco)
3/12 - Banda Mandracatu: 20h30 (Palco)
3/12 - Banda Mingau de Cachorro: 21h30
4/12 - Eduardo Moreno: 21h (Palco)
5/12 - Petrúcio Amorim: 21h (Palco)
6/12 - Coral do Movimento Pró-Criança: 20h30 (dentro do Santuário)
6/12 - Irah Caldeira: 21h (Palco)
7/12 - Momento Mariano: 21h (Palco)
8/12 - Padre Damião Silva e Banda: 11h (Palco)
8/12 - Padre João Carlos: 16h (Palco)

Veja também

Newsletter