Logo Folha de Pernambuco

Estupro

Personalidades comentam sentença de 'estupro culposo'

Anitta, Iza, Gilmar Mendes e até o Sport Clube do Recife se mostraram contrários à sentença

André de Camargo Aranha é acusado de estuprar Mariana FerrerAndré de Camargo Aranha é acusado de estuprar Mariana Ferrer - Foto: Divulgação

A incredulidade sobre o resultado do julgamento do empresário André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a promoter Mariana Ferrer, tomou vozes não só de brasileiros comuns. Diversas personalidades repercutiram a mudança abrupta de um acusado por estupro de vulnerável para 'estupro culposo'. A cantora e apresentadora Iza usou suas redes sociais para falar: " 'estupro culposo' não existe".  

Um crime é considerado culposo quando não há a intenção de realizá-lo. Sobre isso, o cantor Mumuzinho comentou: "O que é estupro culposo? Estupro sem a intenção de estuprar? O que estão fazendo com essa menina é cruel demais. ESTUPRO CULPOSO NÃO EXISTE".

O Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes publicou que as cenas da audiência são estarrecedoras. De acordo com o jurista, a situação foi similar à tortura. "As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram", diz a publicação em seu perfil oficial no Twitter. 

Anitta também demonstrou aversão à decisão do juiz Rudson Marcos, do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Em uma publicação no Twitter ela contou que admira a coragem da vítima, que lutou por dois anos para que o caso fosse julgado. A cantora ainda publicou: "Estupro culposo??? QUE P* É ESSA, BRASIL??????".

Os graduados responsáveis pelo direcionamento da sentença foram criticados após trechos do julgamento serem divulgados. Em um dos vídeos, Mariana é chamada de dissimulada e falsa pelo advogado de defesa de André, o diplomado Cláudio Gastão da Rosa Filho. A cantora Zélia Duncan se manifestou sobre essa situação. "Anotem, compartilhem, decorem, espalhem o nome desse elenco podre: Adriano de Camargo Aranha-estuprador Thiago Carriço- inventou o que não existe, Estupro Culposo Cláudio Gastão da Rosa Filho- humilhou a vítima Rudson Marcos, conivente com o absurdo. #JusticaParaMarianaFerrer", publicou. 

As cantoras Manu Gavassi, Pitty, Luísa Sonza, Majur, Linn da Quebrada, Lia Clark e Karol Conka também manifestaram apoio à vítima no Twitter. 

No campo dos esportes, diversos times manifestaram rejeição ao que foi decidido no tribunal. No Recife, o Sport Clube do Recife publicou "Estupro é estupro". O Santa Cruz Futebol Clube publicou "Estupro culposo não existe". O Corinthians, o Flamengo, o Goiás e o Vasco da Gama foram alguns dos times do País que manifestaram apoio ao caso. 

As atrizes Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Thaís Araújo publicaram sobre as controvérsias no caso e também questionaram a sentença.  

Confira algumas das publicações:
 

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter