Logo Folha de Pernambuco

Imunização

Peru acelera vacinação de idosos contra Covid-19

O país recebeu cerca de dois milhões de doses de vacinas, das quais um milhão são da Sinopharm e as outras da AstraZeneca e Pfizer

Ponto de vacinação em Lima, no PeruPonto de vacinação em Lima, no Peru - Foto: Ernesto Benavides / AFP

O Peru acelerou nesta sexta-feira (23) a imunização de idosos contra a covid-19, usando bases militares, escolas e estádios dos Jogos Pan-Americanos de 2019 como centros de vacinação, enquanto são registradas mais de 300 mortes diárias pela doença no país.

“O que estamos fazendo é começar pelos mais vulneráveis, que são os maiores de 80 anos, garantindo sua vacinação. A partir de agora até o fim do governo de transição (28 de julho) vacinaremos todos os idosos”, afirmou à imprensa o presidente interino Francisco Sagasti.

O presidente de 76 anos, que já está imunizado, lidera desde quinta-feira a distribuição de vacinas em diferentes regiões do país andino, que enfrenta o auge da segunda onda da pandemia.

A imunização dos idosos começou em 8 de março, mas avançava lentamente devido à falta de doses e postos de vacinação. Para acelerar o processo, o governo decidiu adaptar a base militar da Força Aérea do Peru, escolas e estádios.

O país recebeu cerca de dois milhões de doses de vacinas, das quais um milhão são da Sinopharm e as outras da AstraZeneca e Pfizer.

Mais de 24 mil mortes, das 58,6 mil por coronavírus registradas no Peru desde março de 2020, correspondem a idosos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Sagasti declarou na quinta-feira como "bem público" a distribuição gratuita de máscaras para a população mais vulnerável.

Até 22 de abril, 559 mil pessoas haviam recebido as duas doses necessárias para a imunização, ou seja, 1,7% dos 33 milhões de habitantes do Peru, segundo o Ministério da Saúde. A meta é vacinar cerca de 25 milhões de adultos ao longo do ano.

O último número de mortes diárias por covid-19 no Peru (343) elevou o número de mortes acumuladas para 58.604 em 13 meses de pandemia, enquanto o total de casos ultrapassa 1,7 milhão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter