Diversidade de aves

Peru diz ter superado Colômbia e Brasil como líder mundial em diversidade de aves

Em 2013, o país bateu o recorde de 20.000 observadores de aves que visitaram o Peru

Aves Aves  - Foto: Reprodução/Internet

O Peru garante que lidera a lista de países com maior diversidade de aves, superando seus vizinhos Colômbia e Brasil, após identificar 19 novas espécies na floresta amazônica e totalizar 1.879 espécies, informou o governo nesta quinta-feira (4).

“Conseguimos nos posicionar como o país com maior diversidade de aves do mundo com 1.879 espécies, (o que) nos posicionamos acima de países como Colômbia e Brasil”, disse à AFP José Carlos Nieto, chefe do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), agência vinculada ao ministério do Ambiente.

O presidente dos Ornitólogos do Peru, Fernando Ángulo, informou à AFP que o anúncio deve ser verificado pelo Comitê de Classificação de Aves da América do Sul (SACC, em sua sigla em inglês) afiliado à União Internacional de Ornitólogos, com sede nos Estados Unidos , para que seja incluído na lista oficial de espécies de aves.

“Obteve-se uma evidência, as provas de que no Peru havia 19 espécies a mais das que já sabíamos que existiam”, afirmou o ornitólogo peruano.

A agência peruana de áreas naturais protegidas apontou que seus especialistas demoraram um ano para identificar as 19 novas espécies na região amazônica de Madre de Dios, na fronteira com Brasil e Bolívia.

Na última lista anual do SAAC, divulgada em novembro de 2023, o Peru possui 1.860 espécies de aves, atrás da Colômbia, com 1.869 espécies, mas superando o Brasil, com 1.859 espécies.

O Peru foi, em 2021, campeão mundial do Global Big Day, um torneio mundial de avistamento de aves promovido pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (Estados Unidos).

O Peru é um dos paraísos para o avistamento de aves por sua biodiversidade, um vetor que impulsiona o turismo na Amazônia e ajuda as comunidades locais a cuidar do meio ambiente.

Em 2013, o país bateu o recorde de 20.000 observadores de aves que visitaram o Peru para realizar essa atividade.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter