Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Peru manterá fechamento de fronteiras terrestres por terceira onda de pandemia

O fechamento das fronteiras terrestres está em vigor desde 16 de março de 2020

Coronavírus no PeruCoronavírus no Peru - Foto: Oscar Rosario/AFP

O Peru manterá fechadas suas fronteiras terrestres, em vigor desde março de 2020, devido a terceira onda da pandemia da covid-19, marcada pelo elevado número de infecções e o avanço da variante ômicron, informou o governo.

O fechamento das fronteiras “está em permanente avaliação. Assim que entendermos que a abertura das fronteiras não vai gerar um grande problema de saúde, as fronteiras vão se abrir”, disse à imprensa o ministro da Saúde, Hernando Cevallos.

“Não estamos com um não fechamento de fronteiras, estamos com avaliação permanente do impacto epidemiológico disso para tomar uma decisão”, acrescentou.

O ministro acrescentou que é preciso "cuidar das pessoas, embora a reativação econômica também seja importante nas áreas de fronteira", como Tacna, na fronteira com o Chile, e Puno com a Bolívia.

Cevallos considerou que janeiro e fevereiro serão meses-chave para medir a projeção da pandemia e o alcance da terceira onda.

O fechamento das fronteiras terrestres está em vigor desde 16 de março de 2020, situação que vem gerando milhares de perdas econômicas em setores como o turismo e o comércio.

O Peru busca conter a terceira onda da pandemia com capacidade reduzida em shoppings e vacinação para evitar infecções massivas.

O governo reduziu para 40% a capacidade em shoppings, restaurantes e espaços fechados em 24 províncias do país, incluindo Lima, classificada como de alto índice de pandemia.

Também prorrogou o toque de recolher entre 23h e 04h, horário local, que está em vigor desde sexta-feira.

O país andino registrou na sexta-feira mais de 12.800 novos casos confirmados em um dia, o maior número em nove meses. Em dezembro, alcançaram 1.500 diagnósticos diários.

No total, são 332 pessoas infectadas com a variante ômicron no Peru.

O governo prorrogou até 31 de janeiro o estado de emergência vigente há 21 meses devido à pandemia.

Este país de 33 milhões de habitantes tem a maior taxa de mortalidade por covid-19 do mundo, com 6.122 mortes por milhão de habitantes, de acordo com um balanço da AFP, com base em números oficiais.

Da mesma forma, o Peru acumula mais de dois milhões de casos de covid-19 e mais de 202.900 mortes desde o início da pandemia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter