Logo Folha de Pernambuco

Peru

Peru não apoia "ditadores", diz presidente sobre reeleição de Maduro

Dina insistiu em seu pedido à autoridade eleitoral e ao governo da Venezuela para que apresentem as atas de votação que comprovam a vitória de Maduro

Bandeira do PeruBandeira do Peru - Foto: Reprodução/Internet

O Peru jamais estará "ao lado de ditadores", afirmou nesta sexta-feira (6) a presidente Dina Boluarte, ao apoiar as denúncias da oposição venezuelana de fraude na reeleição do presidente Nicolás Maduro.

"Nunca estaremos ao lado de ditadores ou governos ditatoriais que levam à fome", disse Dina referindo-se à crise pós-eleitoral na Venezuela, após ser criticada no Congresso pela decisão do seu governo de não reconhecer como "presidente eleito" o opositor Edmundo González Urrutia, apesar de criticar a reeleição de Maduro.

"Nossa posição sobre o que acontece na Venezuela continua firme e forte, não vamos fazer parte de uma fraude eleitoral", ressaltou a presidente.

Em 30 de julho, o então chanceler peruano, Javier González-Olaechea, reconheceu a vitória de González, mas o governo deixou ontem sem efeito essa declaração.

"Não pode ser o presidente eleito, não temos nenhuma comunicação oficial do Estado peruano reconhecendo essa condição do senhor González Urrutia", disse o chefe do gabinete ministerial, Gustavo Adrianzén, à rádio RPP.

Dina insistiu em seu pedido à autoridade eleitoral e ao governo da Venezuela para que apresentem as atas de votação que comprovam a vitória de Maduro, "para encerrar de uma vez essa situação".

A Venezuela rompeu relações diplomáticas com o Peru, alegando que Lima reconheceu González como "presidente eleito", apesar de Maduro ter sido proclamado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral, alinhado ao governo.

Veja também

Trump pede que drones misteriosos sejam derrubados após dias sobrevoando os EUA
ESTADOS UNIDOS

Trump pede que drones misteriosos sejam derrubados após dias sobrevoando os EUA

Naufrágio na Grécia deixa pelo menos cinco mortos e dezenas de desaparecidos
Ilha de Creta

Naufrágio na Grécia deixa pelo menos cinco mortos e dezenas de desaparecidos

Newsletter