América Latina

Peru nomeia novo chanceler após polêmica por reunião frustrada entre Boluarte e Biden

O novo chanceler é o acadêmico conservador Javier González-Olaechea

Peru nomeia novo chanceler após polêmica por reunião frustrada entre Boluarte e BidenPeru nomeia novo chanceler após polêmica por reunião frustrada entre Boluarte e Biden - Foto: JHONEL RODRIGUEZ / Peruvian Presidency / AFP

O governo do Peru nomeou um novo ministro de Relações Exteriores nesta terça-feira (7), em meio à controvérsia sobre uma reunião bilateral frustrada entre a presidente Dina Boluarte e seu contraparte americano, Joe Biden, em Washington na semana passada.

O novo chanceler é o acadêmico conservador Javier González-Olaechea, que assumiu o cargo durante uma cerimônia presidida por Boluarte no Palácio do Governo, de acordo com imagens da televisão estatal.

Conhecido por suas posições conservadoras, o novo ministro peruano substituiu Ana Cecilia Gervasi, que renunciou na segunda-feira às vésperas de sua convocação no Congresso.

A ex-chefe da diplomacia foi convocada para dar explicações sobre o encontro bilateral fracassado entre Boluarte e Biden, no âmbito da cúpula da Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas (Apep).

Membros do Congresso, tanto da esquerda quanto da direita, culparam a ex-chanceler por tê-los enganado para obter a autorização do Parlamento para a viagem de Boluarte, alegando que ela teria uma reunião protocolar com Biden sobre questões bilaterais.

O governo peruano não esclareceu se Biden conversou a sós com a presidente peruana, mas Lima divulgou fotos em que Boluarte aparece caminhando com seu homólogo em um corredor da Casa Branca.

Um funcionário do alto escalão da Casa Branca disse à AFP em Washington que os dois presidentes "tiveram uma conversa substancial separada durante a Apep".

"Acreditamos que a participação deles na Apep terá um impacto positivo para o futuro do Peru", afirmou a fonte.

O presidente americano recebeu na última quinta-feira no Salão Oval da Casa Branca seus homólogos da República Dominicana, Luis Abinader, e do Chile, Gabriel Boric, mas não Boluarte.

Formado em ciências políticas pela Universidade Católica da Argentina, González-Olaechea sugeriu em algum momento retirar o Peru do sistema interamericano de direitos humanos devido a um suposto viés ideológico de esquerda.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter