Logo Folha de Pernambuco

Peru

Peru resgatado 40 menores exploradas sexualmente por grupo Trem de Aragua

Segundo a polícia, os detidos integram "uma facção" do Trem de Aragua denominada Los Hijos de Dios (Os Filhos de Deus)

Bandeira do PeruBandeira do Peru - Foto: Reprodução/Internet

A polícia peruana resgatou 40 meninas e adolescentes que eram exploradas sexualmente através das redes sociais por uma facção do Trem de Aragua, grupo criminoso de origem venezuelana que semeia o terror na América do Sul com homicídios e extorsões, informaram as autoridades nesta segunda-feira ( 8).

O resgate dos jovens, a maioria venezuelanas com idades entre 12 e 17 anos, foi realizado no domingo em Lima e terminou com a captura de 10 supostos criminosos.

Segundo a polícia, os detidos integram "uma facção" do Trem de Aragua denominada Los Hijos de Dios (Os Filhos de Deus), que atua no Peru desde 2021.

“É revoltante a forma como menores de até 12 anos foram capturados e escravizados sexualmente para realizar este trabalho, que era difundido pelas redes sociais com catálogos mórbidos”, disse à rádio RPP o chefe da divisão policial de Ordem e Segurança, general Víctor Zanabria.

O chefe de polícia disse que a organização operava "em diferentes locais comerciais, como discotecas e albergues, e agendava uma série de trabalhos sexuais com a participação das migrantes".

As mulheres eram oferecidas em catálogos enviados por WhatsApp e redes sociais, onde apareciam as fotos das menores com suas idades.

As venezuelanas migraram para o Peru por meio de fraudes e promessas de um trabalho estável em restaurantes ou discotecas, mas logo foram obrigadas a se prostituir mediante ameaça, segundo as autoridades.

Em 29 de dezembro, a polícia peruana resgatou outras 60 mulheres colombianas, venezuelanas e peruanas em uma operação que permitiu capturar 22 pessoas que também integravam o grupo Los Hijos de Dios.

A organização criminosa Trem de Aragua foi criada em 2014 no estado venezuelano de Aragua e se estendeu a oito países sul-americanos, entre eles Colômbia, Peru e Chile, segundo relatórios de inteligência.

Entre suas atividades está o tráfico de seres humanos, homicídios, sequestros, roubos, narcotráfico e extorsão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter