Turismo

Peru vai fechar três setores de Machu Picchu por desgaste lítico

"O dano é irreversível, temos que proteger nosso patrimônio", destacou a arqueóloga Maritza Rosa Candia

Machu PicchuMachu Picchu - Foto: Fabiano Antunes

O Peru anunciou que fechará temporariamente para visitas turísticas três setores da cidadela inca de Machu Picchu, em Cusco, por causa do desgaste de seus elementos líticos, informou o Ministério da Cultura nesta quinta-feira (28).

"Determinamos que os setores que estão sendo afetados com o desgaste dos elementos líticos serão fechados momentaneamente" aos visitantes, disse a diretora do ministério em Cusco, Maritza Rosa Candia.

Candia indicou que o alto número de visitantes ocasiona a deterioração dos elementos líticos de três setores emblemáticos da cidadela, por isso é necessário o seu fechamento para manutenção.

À "Llaqta" (cidadela em idioma quíchua) chegam entre 3.600 e 3.800 turistas locais e estrangeiros por dia, segundo o ministério.

A funcionária assinalou que serão fechados os setores Templo do Condor, Intihuatana (uma peça lítica talhada considerada sagrada para os incas) e Templo do Sol, onde eram feitas homenagens e oferendas ao Sol dentro de Machu Picchu.

"O dano é irreversível, temos que proteger nosso patrimônio", destacou a arqueóloga.

O complexo arqueológico situado a 130 quilômetros de Cusco e a 2.438 metros de altitude foi construído no século XV por ordem do inca Pachacútec (1438-1470), e é considerado uma obra-prima da arquitetura e engenharia.

Conhecida como "a cidade perdida dos incas", foi declarada Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade pela Unesco em 1981.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter