Logo Folha de Pernambuco

Educa Mais

Pesquisa mostra resultados negativos na educação infantil brasileira

Despreparo de educadores e falta de atividades extracurriculares afetam aprendizado

Foto: Agência Educa Mais Brasil

A educação infantil é uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento da criança, contribuindo para evolução em diversas áreas como aspectos psicológicos, cognitivos, sociais e emocionais. No entanto, muitos ambientes mostraram-se desfavoráveis para o crescimento, com profissionais despreparados para tal atividade e ausência de aulas extracurriculares, como relata o estudo realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) em 1,8 mil escolas de 12 cidades brasileiras. 

Conforme o estudo da FMCSV, 67% das turmas não têm contato com atividades envolvendo a natureza, 27% as crianças não têm experiências com teatro, música ou dança e 38% das crianças têm essa experiência com essas artes, mas sem estratégias que permitam o protagonismo delas nessas atividades.

O estudo observou práticas pedagógicas das escolas sob administração direta das prefeituras, sejam públicas ou conveniada, e concluiu que o ensino ofertado nas escolas de ensino infantil é considerado regular, mas com deficiência de necessidade de ações para que aquilo que está nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BCNN).

Para a gerente de Conhecimento Aplicado da FMCSV, Beatriz Abuchaim, “ter boas experiências nesse início da vida faz toda diferença para esse adulto que essa criança um dia será”. 

O resultado do estudo deve servir de subsídio para os municípios, que são, no Brasil, os principais responsáveis pela educação infantil. Uma das questões levantadas com base nos dados é a necessidade de formação dos educadores para melhor atender à etapa.

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter