Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Pesquisadora do câncer de mama será primeira mulher saudita a viajar ao espaço

Rayyana Barnawu estará na missão privada om seu companheiro Ali Al-Qarni

Saudita que pesquisa câncer de mama será a primeira mulher no espaço Saudita que pesquisa câncer de mama será a primeira mulher no espaço  - Foto: Divulgação

Dois astronautas da Arábia Saudita, incluindo uma mulher, decolarão do estado da Flórida, em 8 de maio, em missão privada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), anunciaram funcionários da Axiom Space e da Nasa, nesta quinta-feira (6).

Rayyana Barnawu, uma pesquisadora do câncer de mama, se tornará a primeira mulher saudita a viajar para o espaço e se unirá à missão com seu companheiro Ali Al-Qarni, um piloto de combate.

Também estarão a bordo Peggy Whitson, uma ex-astronauta da Nasa que fará seu quarto voo à ISS, e John Shoffner, um empresário do Tennessee que será o piloto.

Está previsto que a missão, denonimada "Axiom Mission 2 (Ax-2)", decole a bordo de um foguete Falcon 9 da Space X às 22:43 de 8 de maio (23:43, no horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida.

A tripulação de quatro membros viajará à ISS a bordo de uma cápsula Dragon da Space X e passará 10 dias em órbita na estação espacial.
 

Trata-se da segunda missão da Axiom Space, uma empresa espacial privada. Sua primeira missão (Ax-1) aconteceu em abril de 2022 e levou três empresários e um antigo astronauta, que passaram 17 dias em órbita.

Essa viagem ao espaço faz parte da estratégia da Arábia Saudita para melhorar sua imagem ultraconservadora, porém não é a primeira viagem do país ao espaço.

Em 1985, o príncipe Sultan bin Salman bin Abdulazis, piloto da força aérea, participou de uma viagem espacial organizada pelos EUA. Os Emirados Árabes Unidos também participaram de missões espaciais e um astronauta emirático, Sultan Al Neyadi, chegou à ISS há um mês para uma estadia de seis meses.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter