Pesquisadores alemães organizam show para testar potencial da Covid-19 em grandes eventos
Propagação do vírus em aglomerações é uma grande preocupação das autoridades sanitárias ao redor do mundo
Um grupo de pesquisadores alemães organiza um show de música pop para testar o potencial de contaminação da Covid-19 em grandes eventos. Segundo a agência de notícias pública alemã Deutsche Welle, os cientistas pretendem recrutar 4 mil participantes saudáveis para assistirem a uma apresentação do cantor Tim Bendzko, em Leipizig, em 22 de agosto.
A ideia do estudo é propor um modelo matemático para eventos similares. Os voluntários, com idades entre 18 e 50 anos, serão selecionados com teste negativo para a doença causada pelo novo coronavírus. Máscaras de proteção serão usadas pelos participantes, assim como um desifentante fluorescente, que permitirá identificar as superfícies tocadas. Um dispositivo de rastreio de movimentos também será distribuído para medir as distâncias.
Leia também
• Reino Unido, EUA e Canadá acusam Rússia de tentar roubar dados sobre vacina para Covid-19
• Doria: Réveillon e Carnaval só poderão ser comemorados após vacina
• Alemanha alerta para 'ameaça real' de 2ª onda de coronavírus
A propagação da Covid-19 em aglomerações é uma grande preocupação das autoridades sanitárias ao redor do mundo. Eventos com grandes concentrações de pessoas foram cancelados, suspensos ou adiados, como a Olimpíada, a Eurocopa e, mais recentemente, a Virada de Ano da avenida Paulista em São Paulo - que costuma reunir mais de 1 milhão de pessoas.
O Carnaval de 2021 também está em pauta. Escolas de samba do Rio e o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmam que não é possível celebrar a festa sem uma vacina.
A plateia do show em Leipzig será coordenada de três maneiras distintas: voluntários entrarão no local do evento por duas portas diferentes e sem regras de distanciamento; um segundo cenário terá mais portas e medidas mais restritas de higiene e distância; e um terceiro com os participantes sentados nas arquibancadas com distância mínima de 1,5 metro entre si.
Segundo a equipe do estudo, o objetivo é "identificar possíveis parâmetros sob os quais artistas e atletas poderão voltar a se apresentar e a jogar após 30 de setembro" - até esta data estão proibidos grandes eventos na Alemanha.