Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Pesquisadores de engenharia renunciam e número de cientistas fora da Capes passa de 100

Os pesquisadores reforçam as críticas apresentadas anteriormente por seus colegas de que não há empenho da presidência da instituição em retomar a avaliação quadrienal

Sede da CapesSede da Capes - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pesquisadores que atuam na avaliação da área de engenharias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) renunciaram a suas funções na instituição nesta terça-feira, engrossando a debandada de profissionais do órgão do governo, que agora ultrapassa uma centena de cientistas. A nova carta de renúncia coletiva soma 34 assinaturas.

O novo grupo de cientistas a abrir mão do cargo é composto por três coordenadores da área de engenharias, que tinham mandato de quatro anos, e 33 pesquisadores ad hoc, que atuam como consultores nas avaliações. Com isso, no total, já são 114 cientistas que deixaram seus cargos na instituição desde a semana passada com críticas à gestão do órgão. A debandada foi revelada pelo GLOBO no início do mês.

Em uma nova carta com críticas ao comando da Capes, que se soma às da área de matemática, física e química, os pesquisadores afirmam que “não há condições, neste momento, de se produzir uma avaliação dos programas de pós-graduação com a qualidade necessária para o cumprimento de seu papel de orientadora das políticas públicas para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira”.
 

Os pesquisadores reforçam as críticas apresentadas anteriormente por seus colegas de que não há empenho da presidência da instituição em retomar a avaliação quadrienal, que serve para atribuir conceitos aos cursos de pós-graduação do país e está paralisada após decisão judicial.

O grupo de professores entende que a decisão da Justiça sobre a retomada da avaliação permite a retomada dos trabalhos, mas proíbe a publicação dos resultados até que o Poder Judiciário se pronuncie sobre o mérito da ação. O processo na Justiça questiona a avaliação da Capes.

“A falta de garantia de que o resultado da avaliação será tornado público fere os princípios da transparência e do respeito à comunidade acadêmica, que sempre nortearam os trabalhos desta Comissão (de pesquisadores)”, diz a carta.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter