Logo Folha de Pernambuco

GUINNESS

Pessoa mais velha do mundo é certificada pelo Guinness no Dia do Respeito aos Idosos

Nascida em 23 de maio de 1908, Tomiko completa, nesta segunda, 116 anos

Nascida em 23 de maio de 1908, Tomiko completa, nesta segunda, 116 anos e 116 diasNascida em 23 de maio de 1908, Tomiko completa, nesta segunda, 116 anos e 116 dias - Foto: Divulgação/GWR

Tomiko Itooka, a pessoa viva mais velha do mundo, recebeu um certificado do Guinness World Records (GWR) nesta segunda-feira, 16, quando se comemora o Dia do Respeito aos Idosos, feriado no Japão.

Nascida em 23 de maio de 1908, Tomiko completa, nesta segunda, 116 anos e 116 dias. Ela recebeu o certificado do GWR em uma casa de repouso na cidade de Ashiya, onde reside há cinco anos.

Segundo a publicação, Tomiko estava acompanhada de seu segundo filho, Hiroshi Kai. Ele disse ter ficado surpreso com o recorde, já que nunca imaginou que sua mãe se tornaria a pessoa mais velha do mundo.

Os títulos de mulher viva mais velha e de pessoa viva mais velha foram conquistados por Tomiko no mês passado, quando Maria Branyas Morera morreu aos 117 anos, na Espanha.

Nascida em Osaka, no Japão, durante a Era Meiji, Tomiko era a filha do meio e a filha mulher mais velha de sua família. Após o ensino fundamental, frequentou uma escola só para meninas, onde participou do time de vôlei. Casou-se aos 20 anos, teve duas filhas e dois filhos, vários netos e bisnetos. Tomiko tinha 32 anos quando o Japão entrou na Segunda Guerra Mundial, e passou a administrar o escritório da fábrica têxtil do marido.

Já viúva, em 1979, recuperou a paixão pelo esporte e passava seu tempo fazendo caminhadas e escaladas. Ela chegou duas vezes ao topo do Monte Ontake, localizado no Japão, que tem 3.000 metros de altura. Budista devota, ela completou, aos 80, a peregrinação Saigoku Kannon, que passa por 33 templos.

Atualmente, a japonesa é a 23ª pessoa mais velha na história registrada. Em menos de duas semanas, chegará ao 21º lugar no ranking. A pessoa com maior tempo de vida já autenticada pelo Guinness foi a francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos e 164 dias.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter