Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

Pessoas com deficiência terão acesso a transporte gratuito até os locais de votação

Iniciativa beneficiará duzentos e cinquenta eleitores em sete municípios do estado

Convênio vai garantir transporte gratuito de pessoas com deficiência Convênio vai garantir transporte gratuito de pessoas com deficiência  - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco firmaram, nesta quinta-feira (15), o convênio de cooperação técnica que irá garantir a condução gratuita de pessoas com deficiência até os locais de votação em ambos os turnos da eleição. 

Para se inscrever, é preciso entrar em contato através do WhatsApp 3194-9275. Não há prazo de encerramento das inscrições, mas o número de vagas é limitado.

A iniciativa, consolidada na eleição marcada pelos 90 anos da justiça eleitoral, concederá o transporte através de vans adaptadas do programa PE Conduz. “Com essa ação vamos proporcionar para as pessoas com deficiência o direito fundamental de toda e qualquer democracia, que é o direito ao voto”, afirmou André Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, em solenidade na sede do TRE

A ação existe desde a última eleição, quando contemplou cerca de cem eleitores, com a circulação de dez vans, em quatro municípios do estado. Este ano o programa está sendo ampliado, contando com 24 vans que atenderão 250 eleitores nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Todos os veículos terão um membro do Corpo de Bombeiros à disposição. 

 

Segundo João Tobias, 36 anos e morador do bairro de Dois Unidos, o serviço facilitará a locomoção da população com deficiência nos dias da eleição. “As sessões eleitorais não são acessíveis para todos. Muitas pessoas com deficiência não exercem seu direito ao voto devido a dificuldade de mobilidade. Esse programa foi uma grande conquista para todas as pessoas com deficiência”, afirmou ele. 

 

 

 

Veja também

Newsletter