ELEIÇÕES 2022

Pessoas com deficiência terão acesso a transporte gratuito até os locais de votação

Iniciativa beneficiará duzentos e cinquenta eleitores em sete municípios do estado

Convênio vai garantir transporte gratuito de pessoas com deficiência Convênio vai garantir transporte gratuito de pessoas com deficiência  - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco firmaram, nesta quinta-feira (15), o convênio de cooperação técnica que irá garantir a condução gratuita de pessoas com deficiência até os locais de votação em ambos os turnos da eleição. 

Para se inscrever, é preciso entrar em contato através do WhatsApp 3194-9275. Não há prazo de encerramento das inscrições, mas o número de vagas é limitado.

A iniciativa, consolidada na eleição marcada pelos 90 anos da justiça eleitoral, concederá o transporte através de vans adaptadas do programa PE Conduz. “Com essa ação vamos proporcionar para as pessoas com deficiência o direito fundamental de toda e qualquer democracia, que é o direito ao voto”, afirmou André Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, em solenidade na sede do TRE

A ação existe desde a última eleição, quando contemplou cerca de cem eleitores, com a circulação de dez vans, em quatro municípios do estado. Este ano o programa está sendo ampliado, contando com 24 vans que atenderão 250 eleitores nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Todos os veículos terão um membro do Corpo de Bombeiros à disposição. 

 

Segundo João Tobias, 36 anos e morador do bairro de Dois Unidos, o serviço facilitará a locomoção da população com deficiência nos dias da eleição. “As sessões eleitorais não são acessíveis para todos. Muitas pessoas com deficiência não exercem seu direito ao voto devido a dificuldade de mobilidade. Esse programa foi uma grande conquista para todas as pessoas com deficiência”, afirmou ele. 

 

 

 

Veja também

Médico preso por importunação sexual no Recife é solto após pagar fiança de cinco salários mínimos
RECIFE

Médico preso por importunação sexual no Recife é solto após pagar fiança de cinco salários mínimos

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela
DECISÃO

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Newsletter