Logo Folha de Pernambuco

Colômbia

Petro completa um ano de mandato na Colômbia com 61% de desaprovação

A pesquisa foi realizada entre 27 de julho e 6 de agosto

Gustavo Petro, presidente da ColômbiaGustavo Petro, presidente da Colômbia - Foto: LUIS ROBAYO/AFP

A desaprovação ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, permanece em 61%, mesmo nível de junho, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9), na semana que marca o primeiro ano de seu mandato.

De acordo com a empresa Invamer, 33% dos entrevistados aprovaram a gestão do primeiro presidente de esquerda do país, cujo governo tem sido marcado por mudanças frequentes no gabinete, uma relação tumultuada com o legislativo e escândalos midiáticos.

O caso mais recente envolve o financiamento de sua campanha presidencial e compromete seu filho Nicolás, preso em 29 de julho pelo Ministério Público sob acusações de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.

A pesquisa foi realizada entre 27 de julho e 6 de agosto, o período em que o escândalo explodiu e resultou na confissão do filho do presidente sobre somas milionárias que teriam entrado na campanha sem serem registradas na contabilidade oficial.

A aprovação da gestão de Petro permaneceu inalterada em relação a junho, em 33%, contrastando com os 56% que detinha um ano atrás, quando assumiu a Presidência com uma ambiciosa agenda de reformas sociais.

Desde que chegou à Presidência em 7 de agosto de 2022, Petro mantém apenas 7 dos 18 ministros de seu gabinete original, e seus críticos o acusam de desorganização e improvisação no tratamento de seus projetos no Congresso, onde não possui maioria.

Em abril, a desaprovação era de 57% e em fevereiro, de 51%, de acordo com a Invamer. Quando o governo foi instalado, a desaprovação era de 20%.

Perguntados se acreditam que "as coisas na Colômbia estão melhorando ou piorando", 69% dos entrevistados optaram pela segunda opção, 1% a menos do que em junho.

A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas em Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla e Bucaramanga, com uma margem de erro de +/- 2,53%.

Veja também

Calor pode ser recorde em SP nesta semana? Veja a previsão
são paulo

Calor pode ser recorde em SP nesta semana? Veja a previsão

Licenciamento para barracas de rua das festividades de fim de ano no Recife começa nesta terça (26)
LICENCIAMENTO

Licenciamento para barracas de rua das festividades de fim de ano no Recife começa nesta terça (26)

Newsletter