Logo Folha de Pernambuco

COLÔMBIA

Petro viajará ao Uruguai para condecorar Mujica

Assim como o ex-presidente uruguaio, Petro pertenceu a uma guerrilha em sua juventude, passou à clandestinidade e foi preso

Jose Mujica, ex-Presidente do UruguaiJose Mujica, ex-Presidente do Uruguai - Foto: Eitan Abrahmovich/AFP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, iniciará, nesta terça-feira (3), uma visita ao Uruguai na qual concederá a mais alta honraria do país ao ex-presidente e aliado esquerdista José "Pepe" Mujica, disse uma autoridade à AFP.

O líder colombiano entregará a Mujica a Cruz de Boyacá, o maior prêmio civil da Colômbia.

A fonte presidencial colombiana afirmou que a data da reunião ainda não foi definida. Petro estará no Uruguai até quinta-feira.

Primeiro esquerdista no poder na Colômbia, o mandatário frequentemente expressa sua admiração por Mujica, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015, sobretudo por sua "contribuição à integração latino-americana".

Assim como o ex-presidente uruguaio, Petro pertenceu a uma guerrilha em sua juventude, passou à clandestinidade e foi preso.

De acordo com a imprensa local, ele também se reunirá com o chefe de Estado do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em final de mandato, e com o presidente eleito, Yamandú Orsi.

Petro comemorou o triunfo do herdeiro político de Mujica nas eleições de 24 de outubro e comparou o Movimiento de Liberación Nacional-Tupamaros com o grupo guerrilheiro colombiano M-19, do qual ele fez parte até firmar a paz em 1990.

Veja também

México prepara plano para lidar com possíveis deportações em massa em novo mandato de Trump
ESTADOS UNIDOS

México prepara plano para lidar com possíveis deportações em massa em novo mandato de Trump

Ex-engenheiro da Nasa e youtuber vai lançar satélite que tira uma selfie sua com a Terra ao fundo
TECNOLOGIA

Ex-engenheiro da Nasa e youtuber vai lançar satélite que tira uma selfie sua com a Terra ao fundo

Newsletter