Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Petrolina atinge ocupação máxima e tem fila de espera por leitos de UTI para Covid-19

Segundo prefeito Miguel Coelho, cidade trabalha para abrir novos leitos

Hospital da Universidade do Vale do São Francisco, em PetrolinaHospital da Universidade do Vale do São Francisco, em Petrolina - Foto: Divulgação

A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atingiu, nesse domingo (7), 100% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. De acordo com a prefeitura, dos 44 leitos disponíveis, todos estão ocupados com pacientes.

A informação foi divulgada pelo prefeito, Miguel Coelho, em suas redes sociais. Segundo ele, a cidade passou a ter fila de espera pelos leitos.

"Estamos trabalhando incansavelmente para poder conseguir abrir novos leitos esta semana e temos a boa perspectiva de conseguir abrir", disse Miguel.

O prefeito fez um novo apelo à população da cidade. Ele reforçou o pedido para que não sejam feitas aglomerações.

"Se continuar desse jeito, seremos forçados a tomar medidas ainda mais severas e ainda mais restritivas. Não queremos prejudicar nem atrapalhar a vida de ninguém. Queremos, sim, salvar e evitar que o que hoje está acontecendo se prolongue por outros dias. Por favor, nos ajude", finalizou o prefeito.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Petrolina contabiliza 17.162 casos confirmados de Covid-19 segundo a última atualização feita pela Secretaria de Saúde.

Desde 23 de março do ano passado, quando foi registrado o primeiro caso na cidade, houve 211 mortes e 14.552 pessoas se recuperaram.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que "tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência".

A pasta disse ainda que, nos próximos dias, serão abertos 20 novos leitos de UTI na IV Macrorregião de Saúde, da qual faz parte Petrolina.

As vagas serão para o Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, também no Sertão, e na UPAE de Petrolina.

Há ainda, segundo a SES-PE, um chamamento público aberto para contratar leitos dedicados à Covid-19 no Estado junto aos hospitais privados filantrópicos.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada, o que tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas. Importante destacar ainda que a Central de Regulação do Estado tem atuado para fazer os encaminhamentos necessários para os hospitais de referência e para demais leitos criados para o atendimento desses pacientes em todo o Estado.

Além disso, dentro do planejamento de abertura de novas vagas, nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina. A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos.

Por fim, a SES-PE ressalta que, neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção, porque só assim será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da Covid-19.

Veja também

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda
Bolsonaro

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

Newsletter