Coronavírus

Petrolina atinge ocupação máxima e tem fila de espera por leitos de UTI para Covid-19

Segundo prefeito Miguel Coelho, cidade trabalha para abrir novos leitos

Hospital da Universidade do Vale do São Francisco, em PetrolinaHospital da Universidade do Vale do São Francisco, em Petrolina - Foto: Divulgação

A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atingiu, nesse domingo (7), 100% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. De acordo com a prefeitura, dos 44 leitos disponíveis, todos estão ocupados com pacientes.

A informação foi divulgada pelo prefeito, Miguel Coelho, em suas redes sociais. Segundo ele, a cidade passou a ter fila de espera pelos leitos.

"Estamos trabalhando incansavelmente para poder conseguir abrir novos leitos esta semana e temos a boa perspectiva de conseguir abrir", disse Miguel.

O prefeito fez um novo apelo à população da cidade. Ele reforçou o pedido para que não sejam feitas aglomerações.

"Se continuar desse jeito, seremos forçados a tomar medidas ainda mais severas e ainda mais restritivas. Não queremos prejudicar nem atrapalhar a vida de ninguém. Queremos, sim, salvar e evitar que o que hoje está acontecendo se prolongue por outros dias. Por favor, nos ajude", finalizou o prefeito.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Petrolina contabiliza 17.162 casos confirmados de Covid-19 segundo a última atualização feita pela Secretaria de Saúde.

Desde 23 de março do ano passado, quando foi registrado o primeiro caso na cidade, houve 211 mortes e 14.552 pessoas se recuperaram.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que "tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência".

A pasta disse ainda que, nos próximos dias, serão abertos 20 novos leitos de UTI na IV Macrorregião de Saúde, da qual faz parte Petrolina.

As vagas serão para o Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, também no Sertão, e na UPAE de Petrolina.

Há ainda, segundo a SES-PE, um chamamento público aberto para contratar leitos dedicados à Covid-19 no Estado junto aos hospitais privados filantrópicos.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada, o que tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas. Importante destacar ainda que a Central de Regulação do Estado tem atuado para fazer os encaminhamentos necessários para os hospitais de referência e para demais leitos criados para o atendimento desses pacientes em todo o Estado.

Além disso, dentro do planejamento de abertura de novas vagas, nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina. A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos.

Por fim, a SES-PE ressalta que, neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção, porque só assim será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da Covid-19.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter