RIO DE JANEIRO

Petrópolis: buscas encerradas no Morro da Oficina neste domingo; número de mortos chega a 229

De acordo com a Defesa Civil, a busca por desaparecidos continua na Chácara Flora

Equipes de resgate trabalham na busca por vítimas do deslizamento de terra no Morro da Oficina, em PetrópolisEquipes de resgate trabalham na busca por vítimas do deslizamento de terra no Morro da Oficina, em Petrópolis - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As buscas por vítimas da tragédia em Petrópolis, após o temporal no último dia 15, foram encerradas neste domingo (27), no Morro da Oficina, no Alto da Serra, informou a Defesa Civil. Na região foram encontradas 93 das 229 vítimas fatais, segundo dados divulgados esta noite. Entre os mortos encontrados até o momento, 136 são do sexo feminino e 93, do masculino. Desses, 43 são menores de idade — crianças ou adolescentes.

De acordo com a Defesa Civil, a busca por desaparecidos continua na Chácara Flora, onde estariam duas vítimas, e por meio de varredura ao longo do Rio Piabanha, onde ainda há indícios de outras três. Militares do Corpo de Bombeiros seguem com o trabalho.

As equipes do órgão também seguem vistoriando pontos que possam oferecer algum risco, como instabilidade do solo.  Até o momento, 1.713 análises estão em andamento pela equipe técnica, formada por engenheiros e geólogos, e mais de 400 interdições já foram comunicadas. Nos últimos 12 dias, 3.271 ocorrências foram registradas, a maioria delas por deslizamentos, segundo balanço divulgado na noite deste domingo. A detonação de rochas, como a feita hoje no Alto da Serra durante o trabalho no Morro da Oficina, faz parte das ações.
 

Entre as localidades com o maior número de ocorrência estão Alto da Serra, Castelânea, Centro, Chácara Flora, Quitandinha e Caxambu.

No momento são mantidos pela Prefeitura de Petrópolis 13 pontos de apoio, que oferecem atendimento para 926 pessoas. As escolas da rede pública foram transformadas em abrigos, onde são oferecidos alimentação, atendimentos de assistência social e de psicólogos, médicos e enfermeiros.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter