Logo Folha de Pernambuco

Rio de Janeiro

Petrópolis tem dia de mutirão de limpeza para tirar destroços e lama das ruas após tragédia

Segundo a prefeitura, até agora, mais de 313 carros que estavam em rios e ruas da cidade após serem arrastados pelo temporal foram removidos

Chuvas e tragédia em PetrópolisChuvas e tragédia em Petrópolis - Foto: Carl de Souza/ AFP

Numa live na internet durante a noite desse sábado (19), o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, anunciou que alugou máquinas e caminhões para que o trabalho de limpeza da Cidade Imperial ocorra 24 horas por dia, sem interrupção, a partir da próxima semana. Neste domingo (20), a prefeitura organizou um multidão para limpar diversos pontos que, após o temporal, ficaram cobertos de lama e destroços. Por volta das 11h, praticamente toda a Rua Teresa estava limpa.

A cidade teve várias vias interditadas depois do temporal e quedas de barreira em diferentes bairros na última terça-feira (15). Mais de cem pessoas morreram. A catástrofe deixou 165 desaparecidos e quase mil pessoas desabrigadas

"Hoje (sábado) eu determinei que a prefeitura também pudesse alugar aproximadamente dez máquinas e 40 caminhões para que a gente comece a fazer a remoção dos escombros também na parte da noite. Então, a partir da semana que vem, estaremos fazendo a remoção 24h. E à noite, vamos ganhar mais velocidade, com certeza, porque não tem trânsito", informou o prefeito.

A ação de limpeza é organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos, através da Prefeitura do Rio de Janeiro e também da Prefeitura de Niterói. Serão de 350 a 400 pessoas trabalhando. Enquanto a Comlurb está na Rua Teresa, dezenas de agentes da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) trabalha limpando e lavando a Rua do Imperador. Segundo a empresa, 210 pessoas atuam na cidade com cinco caminhões basculantes e dois caminhões pipa.
 

"Para nos ajudar na limpeza da cidade com máquinas e caminhões, e vamos pegar aquele trecho todo da Rua Teresa, mais ou menos ali do 608, e vamos limpando toda a Rua Teresa", destacou Felipe Peixoto, do gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

As ações de limpeza se concentraram nas ruas do Centro Histórico, Bingen, Coronel Veiga e Washington Luiz. Segundo a prefeitura, mais de mil trabalhadores da frente emergencial contratados estão intensificando as ações de recuperação do município. As equipes atuam ainda em diversas outras regiões da cidade, principalmente no Centro, Quitandinha, Alto da Serra, Chácara Flora e Corrêas.

"Além do nosso efetivo normal, a força de trabalho contratada emergencialmente está somando esforços para acelerarmos a conclusão de todos os serviços. Os trabalhadores estão empenhados e, aos poucos, os resultados vão surgindo", afirmou o presidente da Comdep, Léo França.

Segundo a Prefeitura de Petrópolis, até agora, mais de 313 carros que estavam em rios e ruas da cidade após serem arrastados pelo temporal foram removidos. Para a operação, foram utilizados 35 reboques e quatro guinchos. Esse maquinário foi contratado pelo município em função do estado de calamidade pública.Os veículos rebocados foram levados para o pátio do Morin. Todos os carros foram catalogados, para possibilitar a identificação e a retirada pelo proprietário. Para isso, o dono deve telefonar para o pátio (24) 99204-0647.

"Vale lembrar que não será cobrado nenhum valor do proprietário. Nenhuma taxa sobre o serviço ou para a utilização do pátio, nenhuma multa", disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.

A remoção dos veículos seguirá pelos próximos dias.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter