Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Pfizer pede autorização para uso de vacina contra vírus da bronquiolite no Brasil

Farmacêutica diz que encaminhou à Anvisa os documentos necessários para utilizar imunizantes em gestantes e idosos do país

VacinaVacina - Foto: Freepik

A farmacêutica Pfizer informou nesta manhã que pediu o registro de sua vacina para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — responsável por casos de bronquiolite (que são as infecções no trato respiratório de crianças pequenas) e pneumonias. De acordo com a empresa, o antígeno deve ser oferecido às gestantes e, desse modo, torna-se eficiente para proteger contra esse tipo de infecção de bebês até 6 meses de vida.

A mesma vacina, chamada Abrysvo também deve ser indicada para pessoas acima de 60 anos, por justamente proteger contra infecções que comprometam o trato respiratório. O imunizante já é aprovado nos Estados Unidos e na Europa.

Em nota, a farmacêutica informou que “o pedido de aprovação de registro junto à Anvisa é baseado em resultados de estudos clínicos internacionais de fase 3, que demonstraram que a vacina é eficaz e segura na proteção de bebês e idosos”.

Ainda diz que o estudo fase 3 para a indicação materno-fetal contou com a “participação de mais de sete mil grávidas, em 18 centros ao redor do mundo, sendo quatro deles no Brasil: dois no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e um em São Paulo. No caso da aplicação em gestantes, a resposta imunológica gerada pela vacina foi capaz de prevenir 82% das formas graves de doenças respiratórias em crianças de até três meses, seguindo com 69% até os seis meses. Já em idosos, o imunizante mostrou alta eficácia contra quadros graves, de 85,7%”.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter