Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Pfizer pede que Anvisa inclua terceira dose do imunizante em bula

Solicitação será analisada pela agência em até 30 dias

Vacina da PfizerVacina da Pfizer - Foto: Thomas Lohnes/AFP

A farmacêutica Pfizer pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira, que inclua na bula do imunizante a previsão de que, após seis meses da aplicação da segunda dose, haja uma dose de reforço da vacina para todas as pessoas acima de 12 anos.

A solicitação será analisada pela Anvisa em até 30 dias, mas o prazo pode ser suspenso caso haja necessidade de complementação de informações por parte da farmacêutica.

Para sustentar o pedido, a farmacêutica realizou estudos com aplicação da terceira dose em voluntários do Brasil, dos Estados Unidos e da África do Sul. O protocolo para realização da pesquisa foi autorizado previamente pela Anvisa.

Atualmente, o Brasil já aplica a dose de reforço em idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou ainda a aplicação em idosos acima de 60 anos. A pasta recomenda que a dose de reforço seja dada para esses grupos seis meses após a aplicação da segunda dose de qualquer imunizante. O ministério pede que sejam utilizadas vacinas da Pfizer, preferencialmente.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter