Logo Folha de Pernambuco
Resgate

Piloto é resgatado após saltar de paraquedas de jato militar de treinamento em Taiwan

A força aérea explicou o incidente como um "duplo falha do motor" da aeronave

Equipes de recuperação levantam os restos mutilados de um helicóptero militar que caiu no ar com um avião comercial da American Airlines Equipes de recuperação levantam os restos mutilados de um helicóptero militar que caiu no ar com um avião comercial da American Airlines  - Foto: ROBERTO SCHMIDT AFP

Um avião do exército de Taiwan produzido na lha caiu durante um voo de treinamento devido a uma falha no motor, embora o piloto tenha conseguido se ejetar a tempo e sobreviver, afirmou a força aérea deste território. A aeronave acidentada era um avião Brave Eagle, que havia decolado de uma base militar no sul da ilha, informou a força aérea em um comunicado.

O experiente piloto foi resgatado e levado ao hospital, onde não apresentou ferimentos, acrescentou. A força aérea explicou o incidente como um "duplo falha do motor" da aeronave e designou uma equipe especial de investigação para "esclarecer a causa e garantir a segurança do treinamento".

Taiwan possui uma indústria de defesa local que há tempos vem aprimorando seus equipamentos diante da crescente pressão militar da China, que considera a ilha parte de sua soberania e não descarta o uso da força para assumir seu controle.


No entanto, este território, que tem governo, exército e moeda próprios, ainda depende em grande medida da venda de armas dos Estados Unidos, seu principal aliado, embora este não reconheça oficialmente sua soberania.

O modelo Brave Eagle foi criado pela empresa taiwanesa Aerospace Industrial Development Corp, e seu primeiro voo de teste ocorreu em 2020. O piloto da aeronave acidentada acumulava 183 horas de voo, informou a força aérea.

Em setembro, Taiwan suspendeu temporariamente a operação de sua frota de caças Mirage 2000 depois que um desses aviões caiu no mar.

Veja também

Newsletter