EDUCAÇÃO

Pisa 2022: asiáticos dominam as melhores colocações; veja gráfico

Singapura domina liderança em todos as provas e tem competência de províncias chinesas, Japão e Coreia do Sul

National Institute of Education é a única instituição de formação de professores em SingapuraNational Institute of Education é a única instituição de formação de professores em Singapura - Foto: Divulgação

Países asiáticos voltaram a dominar as primeiras colocações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022. Singapura, uma pequena ilha no Sudeste do continente, assumiu a primeira colocação geral em Matemática, Leitura e Ciências. Além disso, províncias da China como Macau e Hong Kong, Japão e Coreia do Sul também se destacaram nos rankings (veja abaixo).

Essas nações desbancaram países europeus, como Filândia, Holanda e Suíça, que dominavam as listas do Pisa no começo do século XXI. Atualmente, a melhor colocada do continente é a Estônia, uma ex-república soviética que ainda tem parte de sua população falando russo. Outro destaque positivo é a Irlanda.

Neste ano, as províncias chinesas Beijing, Shanghai, Jiangsu and Zhejiang que participaram em 2018 em conjunto voltariam à edição de 2022, mas suas escolas estavam fechadas no momento da aplicação do Pisa no ano passado. Reunidas, elas ocuparam o primeiro lugar na última edição em todas os testes.

 

Veja também

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear
IRÃ

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo
investigação

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo

Newsletter