Pistolas de Napoleão serão leiloadas na França
As peças foram encomendadas a um armeiro de Versalhes, Louis Marin Gosset
Duas pistolas ornamentadas que pertenceram ao imperador Napoleão serão leiloadas no domingo (7) na França, anunciou a casa de leilões Osenat, que está organizando a venda.
As armas, com elementos de ouro e prata, são decoradas com o perfil do imperador. O preço de venda é avaliado entre 1,2 e 1,5 milhão de euros (1,4 e 1,9 milhões de dólares, 7,9 e 10,7 milhões de dólares), informou à AFP Jean-Pierre Osenat.
As peças foram encomendadas a um armeiro de Versalhes, Louis Marin Gosset.
Leia também
• "Napoleão": imprecisões históricas e boa atuação de Joaquin Phoenix marcam épico de Ridley Scott
Napoleão cogitou utilizar uma das pistolas para cometer suicídio em 1814, quando foi obrigado a abdicar, depois do fracasso da campanha militar para defender seu país da invasão aliada.
Seu conselheiro Armand Augustin Louis, marquês de Caulaincourt, havia retirado a pólvora das pistolas por precaução, explicou Osenat à AFP. "Napoleão decidiu então envenenar-se, mas vomitou e não morreu", acrescentou.
"O imperador ofereceu as duas pistolas e uma espada a Caulaincourt, em memória da sua fidelidade durante aqueles dias sombrios em abril de 1814", disse. As armas estão em poder da família até hoje.