Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Pistolas de Napoleão serão leiloadas na França

As peças foram encomendadas a um armeiro de Versalhes, Louis Marin Gosset

Napoleão BonaparteNapoleão Bonaparte - Foto: Jacques-Louis David

Duas pistolas ornamentadas que pertenceram ao imperador Napoleão serão leiloadas no domingo (7) na França, anunciou a casa de leilões Osenat, que está organizando a venda.

As armas, com elementos de ouro e prata, são decoradas com o perfil do imperador. O preço de venda é avaliado entre 1,2 e 1,5 milhão de euros (1,4 e 1,9 milhões de dólares, 7,9 e 10,7 milhões de dólares), informou à AFP Jean-Pierre Osenat.

As peças foram encomendadas a um armeiro de Versalhes, Louis Marin Gosset.

Napoleão cogitou utilizar uma das pistolas para cometer suicídio em 1814, quando foi obrigado a abdicar, depois do fracasso da campanha militar para defender seu país da invasão aliada.

Seu conselheiro Armand Augustin Louis, marquês de Caulaincourt, havia retirado a pólvora das pistolas por precaução, explicou Osenat à AFP. "Napoleão decidiu então envenenar-se, mas vomitou e não morreu", acrescentou.

"O imperador ofereceu as duas pistolas e uma espada a Caulaincourt, em memória da sua fidelidade durante aqueles dias sombrios em abril de 1814", disse. As armas estão em poder da família até hoje.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter