Logo Folha de Pernambuco

REUNIÃO

Plano para volta às aulas de redes municipais será discutido por secretários de Educação em SP

Estão entre os temas o alinhamento nos protocolos sanitários, as boas práticas e a articulação política na educação

Escola municipal do RecifeEscola municipal do Recife - Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Secretários municipais de Educação se reúnem, nesta quarta-feira (26), em São Paulo, para traçarem um plano sobre a retomada do ano letivo, que segue novamente em meio à pandemia de Covid-19. O encontro, a ser realizado presencialmente, contará com os secretários da área do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.

Estão entre os temas o alinhamento nos protocolos sanitários, as boas práticas e a articulação política na educação. Segundo o grupo, a mobilização acontece diante de uma articulação do Ministério da Educação sobre o calendário de volta às aulas com início previsto para as próximas semanas. Participam da reunião os secretários de Educação Fred Amancio, do Recife; Fernando Padula, de São Paulo;  Renan Ferreirinha, do Rio de Janeiro; Maria Silvia Bacila, de Curitiba; e Janaína Audino, de Porto Alegre.

"Não podemos achar que temos uma geração perdida e cruzar os braços. Pelo contrário, o papel da educação é não deixar ninguém pra trás. Estamos trabalhando para garantir o direito de todas nossas crianças estudarem, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia. Para isso, essa troca de experiências é fundamental", disse Renan Ferreirinha.
 

A posição da Prefeitura do Rio, desde a reabertura das escolas para o ensino presencial no ano passado, tem sido de serem as primeiras a reabrir e a última a serem fechadas. A rede municipal de ensino mantém o ensino híbrido, com acesso a conteúdos remotos para casos excepcionais de crianças que ainda não podem voltar às salas de aula e para alunos que tiverem diagnóstico positivo para a Covid-19.

No último dia 13, as secretarias de Educação e de Saúde do município do Rio entregaram à Agência Nacional de Vigilância e Saúde (Anvisa) um documento pedindo a liberação dos autotestes para Covid-19. De acordo com o requerimento, os exames serão distribuídos na rede pública de saúde da capital e também para alunos e profissionais da rede municipal de ensino, numa forma de identificar casos e possibilitar estratégias para evitar ao máximo a volta do ensino remoto.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou, em entrevista no último dia 13, que analisa constantemente o cenário epidemiológico e que existe um plano de contingência para professores e alunos que por ventura vierem a ser contaminados pela Covid-19.

— Estamos avaliando a situação epidemiológica semanalmente. Estamos com o plano de contingência. Se uma pessoa testar positivo, ela será afastada e seu entorno será afastado. A pessoa ficará em casa por sete dias e as aulas serão remotas. O ensino remoto continua de forma complementar — disse.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter