Logo Folha de Pernambuco

AUSTRÁLIA

Polícia australiana procura três suspeitos de incêndio em sinagoga

Os criminosos mascarados incendiaram a Sinagoga Adass Israel na madrugada de sexta-feira, segundo a polícia

O líder da oposição australiana Peter Dutton fala com membros da comunidade judaica fora da danificada Sinagoga Adass IsraelO líder da oposição australiana Peter Dutton fala com membros da comunidade judaica fora da danificada Sinagoga Adass Israel - Foto: Martin Keep/AFP

A polícia da Austrália informou nesta segunda-feira (9) que procura três suspeitos do incêndio em uma sinagoga de Melbourne, que as autoridades consideram uma ação terrorista.

Os criminosos mascarados incendiaram a Sinagoga Adass Israel na madrugada de sexta-feira, segundo a polícia, um ataque que não deixou feridos graves, apesar da destruição de grande parte do imóvel.

O incêndio provocou condenações gerais e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que estava relacionado com os sentimentos "anti-israelenses" dentro do governo australiano de centro-esquerda.

A polícia tem "três suspeitos no caso, que estamos perseguindo", declarou o comissário Shane Patton, chefe de polícia do estado de Victoria.

Agentes das polícias federal e estadual se reuniram nesta segunda-feira com a agência australiana de inteligência e determinaram que o incêndio "possivelmente é um ato terrorista", disse Patton.

O primeiro-ministro Anthony Albanese anunciou a criação de uma unidade policial para enfrentar o antissemitismo.

"O antissemitismo é uma grande ameaça e o antissemitismo aumentou", declarou Albanese, quem mencionou o incêndio na sinagoga e casos recentes de vandalismo.

 

Veja também

Newsletter