Logo Folha de Pernambuco

PLACEMENT

Polícia Civil deflagra operação de repressão ao crime de lavagem de dinheiro

Investigações vinham sendo feitas desde abril para desarticular organização criminosa

Operação foi deflagrada nesta quarta (20)Operação foi deflagrada nesta quarta (20) - Foto: Divulgação/PCPE

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a 91ª operação de repressão qualificada do ano, denominada de Placement, que visa desarticular a prática do crime organizado voltado para a lavagem de dinheiro, envolvendo a participação de empresários do setor privado, nos municípios de Olinda, Recife e Igarassu, todos na Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (20).

As investigações sobre a quadrilha já vinham sendo realizadas desde abril deste ano e, hoje, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, três de prisão domiciliar, 31 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e valores e bloqueio de ativos financeiros, além da restrição de veículos no Renajud e embarcações na Marinha, todos expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Criminal da Capital.

Os materiais apreendidos na operação, como veículos, quantias em dinheiro, motocicletas, relógios e celulares, estão sendo encaminhados para as sedes do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Dracco), no Barro.

Por meio de nota, a PCPE informou que 210 agentes estão envolvidos na operação, entre delegados, agentes e escrivães. "As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel), e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro – (LAB), contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core), Corpo de Bombeiros Militar (Cbmpe), do Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep) e do Banco do Brasil", diz o comunicado.

A corporação ressaltou ainda que divulgará mais detalhes sobre a operação em tempo oportuno.

Veja também

Newsletter