Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Polícia Civil quer novas investigações sobre caso Betinho

Professor foi encontrado morto em seu apartamento no centro do Recife, em 2015

Professor BetinhoProfessor Betinho - Foto: Reprodução

Por determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Polícia Civil reabrirá as investigações do caso do professor José Bernardino da Silva Filho, conhecido como Betinho, morto em 2015, no seu apartamento, localizado no Edifício Módulo, Centro do Recife. O delegado Roberto Lobo, da Segunda delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu o caso, antes conduzido pelo delegado Alfredo Jorge.

A polícia espera que o TJPE encaminhe o material sobre a investigação para dar continuidade aos procedimentos de apuração. No final de janeiro, um dos acusados do assassinato, o estudante Ademário Gomes da Silva Dantas, foi absolvido pela Segunda Vara do Tribunal do Júri da Capital, por insuficiência de provas.

Leia também:
Absolvido estudante que era suspeito de matar professor Betinho
Caso Betinho: Laudo de digitais de acusado estava errado, admite a Polícia
[Vídeo] "O pesadelo está acabando", diz pai de acusado de matar Betinho

Uma das justificativas apresentadas pelo juiz Jorge Luiz dos Santos para a absolvição foram as divergências nos laudos dos peritos do caso, além da inexistência da presença do acusado - no dia em que o crime teria sido realizado - nas imagens de segurança do prédio. Um dos trechos da decisão afirma que, em depoimentos, alunos, funcionários e professores do Colégio Agnes informaram que não existia proximidade entre o acusado e a vítima, como especulado na época, e que registros no caderno com o nome dos visitantes do prédio - procedimento realizado na portaria - não foram encontrados.

“Repita-se que não confirmada a intimidade ou proximidade entre acusado e vítima. Cabe lembrar a cautela adotada na portaria, com o registro de comparecimento de pessoa que chegasse ao prédio desacompanhado de algum morador”, destacou o magistrado. Um outro suspeito do crime, menor de idade, que respondia processo pela Vara da Infância e Juventude, também foi inocentado.

Veja também

Venezuela critica reconhecimento pelos EUA de opositor como "presidente eleito"
Venezuela

Venezuela critica reconhecimento pelos EUA de opositor como "presidente eleito"

Lula inaugura com prefeito Eduardo Paes placa de revitalização do MAM
SOLENIDADE

Lula inaugura com prefeito Eduardo Paes placa de revitalização do MAM

Newsletter