Polícia Civil realiza operação contra tráfico de drogas em Olinda
Nove pessoas envolvidas com o crime estão presas e 10 celulares foram apreendidos segundo a Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou, nesta quinta-feira (24), em Olinda, na Região Metropolitana no Recife, uma operação para desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas na região. Segundo a polícia, foram expedidos 10 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão pela 3ª Vara Criminal de Olinda.
Três pessoas foram presas nesta quinta. Outros seis envolvidos já estavam no sistema prisional, incluindo o líder da associação criminosa, e uma pessoa está foragida. Também foram apreendidos 10 aparelhos de celular.
As investigações da Operação Interligados, que leva esse nome em razão de os indivíduos atuarem em bairros vizinhos, iniciaram em novembro de 2020. De acordo com a Polícia Civil, eles atuavam em localidades como, por exemplo, Jardim Brasil, Aguazinha, Sapucaia e Salgadinho.
Leia também
• Operação mira suspeitos de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Pernambuco
• Polícia pode adotar medida para afastar agressor do convívio familiar
• Vítimas de sequestradores eram obrigadas a fazer Pix e repassar dados bancários
Os detalhes da operação foram repassados no início da tarde, em entrevista coletiva realizada na sede operacional da Polícia Civil de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.
"Essa operação foi destinada ao combate e repressão de tráfico de drogas, associação criminosa e comércio ilegal de arma de fogo, porte de arma de fogo, em várias comunidades de Olinda. Começou em novembro de 2020 quando a gente conseguiu fazer a apreensão de aproximadamente 50 quilos de maconha, que ocorreu na comunidade de Salgadinho”, explicou o delegado Vinicius Oliveira, titular da Delegacia do Varadouro, encarregado pela investigação.
“No decorrer desse período de um ano e cinco meses aproximadamente, as diligências foram apontando vários alvos, e, no decorrer da operação, alguns deles foram sendo presos em flagrante pelo próprio crime de tráfico de drogas”, acrescentou.
Perfil dos envolvidos
De acordo com a PCPE, o líder da associação criminosa é um homem de 45 anos, que já estava preso, e antes residia em Peixinhos. “O chefe mesmo do grupo está preso há muito tempo”, destacou Oliveira. “Ele já se encontra preso e continua comandando os crimes de dentro do presídio”, comentou o delegado Fred Castro, titular da 7ª Delegacia Seccional de Olinda.
Das 10 pessoas envolvidas com a organização, segundo a polícia, oito são homens e duas são mulheres. À exceção do líder, os homens têm entre 20 e 29 anos; as mulheres, 23 e 38 anos. “Uma delas era responsável pela contabilidade e é casada com um dos alvos também”, afirmou Vinicius Oliveira. Dos três indivíduos presos nesta quinta, dois já tinham passagem pela polícia.
Operações em Olinda
Segundo o delegado Fred Castro, a Operação Interligados é a décima do ano realizada pela Polícia Civil de Pernambuco, sendo a primeira operação com foco na cidade de Olinda desde 2017.
“Essa operação tem um impacto muito positivo na área. A gente já atravessa cinco anos de redução consecutiva de CVLIs [Crimes Violentos, Letais e Intencionais] no município de Olinda e essa operação vem abrilhantar ainda mais esse trabalho que a gente vem desenvolvendo ao longo do tempo”, disse.