Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Polícia Civil realiza operação para conter furto de água no Agreste de Pernambuco

Crime causava baixa de vazão em uma adutora, prejudicando o fornecimento da região

Desvio encontrado era realizado em uma adutoraDesvio encontrado era realizado em uma adutora - Foto: Divulgação/SDS

Deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos, por meio da Compesa, uma operação conjunta que visava Ao combate ao furto de água no Agreste do Estado foi realizada nesta terça-feira (26)

A ação cumpriu 32 mandados de busca e apreensão domiciliar que foram expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Brejo da Madre de Deus. A investigação, iniciada em maio de 2023, aconteceu depois que a Compesa identificou ligações clandestinas de água na divisa entre os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus. 

O furto foi flagrado enquanto a companhia tentava identificar as causas para o desabastecimento na região. Na ocasião, a 1a Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe chegou a acolher um pedido do Ministério Público de Pernambuco para que a Compesa cumprisse o calendário de abastecimento, assegurando o fornecimento de água à população, sob pena de multa diária.

O desvio encontrado era realizado em uma adutora, causando uma redução de aproximadamente 50% da vazão de água na área. Com isso, era necessário a compra de água via caminhões-pipa

As investigações contaram com assessoria da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco e do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social, além do apoio operacional da Polícia Científica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e do Grupamento Tático Aéreo, além da Compesa e Neoenergia

No total, cerca de 270 profissionais foram envolvidos na operação. Os detalhes sobre o caso deverão ser divulgados em breve pela Polícia Civil.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter