Investigação

Polícia de Berlim investiga vazamento sobre possível visita de Zelensky à Alemanha

De acordo com o jornal BZ, Zelensky viajará de helicóptero até Aachen, no oeste da Alemanha, para receber o prêmio Carlomagno

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão EuropeiaO presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão Europeia - Foto: Sergei Supinsky / AFP)

A polícia de Berlim anunciou nesta quinta-feira (4) que abriu uma investigação interna sobre o vazamento para a imprensa de uma possível visita na próxima semana do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, à Alemanha.

A investigação foi aberta após a publicação na quarta-feira (3) do jornal berlinense BZ sobre uma possível visita em 13 de maio do presidente ucraniano.

Ao citar um membro da polícia berlinense, a edição do BZ informou que Zelensky desembarcaria no dia 13 de maio em Berlim e ele seria recebido com honras militares no dia 14 pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, e posteriormente pelo presidente, Frank Walter Steinmeier.

De acordo com o jornal, Zelensky viajará de helicóptero até Aachen, no oeste da Alemanha, para receber o prêmio Carlomagno - uma recompensa para contribuições especialmente destacadas a favor da Europa.

No comunicado, a chefe da polícia de Berlim, Barbara Slowik, descreveu como "insuportável o fato de um único colaborador manchar a imagem da polícia de Berlim nacional e internacionalmente de forma tão vergonhosa".

O vazamento gerou revolta na Ucrânia e pegou de surpresa as autoridades alemãs, que por enquanto não confirmaram a viagem.

"Em Kiev, estamos terrivelmente desapontados ao ver informações tão sensíveis para a segurança (do presidente) vazarem de fontes alemãs", disseram fontes do governo citadas pela mídia alemã T-Online.

O presidente ucraniano fez na quarta e na quinta-feira duas visitas, primeiro à Finlândia e depois ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter