Recife

Polícia dispersa aglomeração com pessoas sem máscara no meio da rua no Pina

Imagens registradas na rua Jemil Asfora mostram muitas pessoas sem máscara, em pé e consumindo bebidas

Aglomeração no PinaAglomeração no Pina - Foto: Reprodução/WhatsApp

Cenas de aglomeração e desrespeito aos protocolos de combate à pandemia de Covid-19 foram registradas no Pina, Zona Sul do Recife, entre a noite de sábado (4) e a madrugada do domingo (5). A festa foi disperada pela Polícia Militar.

Imagens registradas na rua Jemil Asfora mostram muitas pessoas sem máscara, em pé e consumindo bebidas. A pessoa que fez o vídeo cita que há "umas mil pessoas aqui na rua". A PM não informou a quantidade de gente no local.

As regras atuais do Plano de Convivência com a Covid-19, protocolo do Governo do Estado para a flexibilização, indicam que o encerramento de atividades e serviços deve ser feito até 0h.

Por meio de nota enviada à reportagem, a Polícia Militar de Pernambuco informou que efetivos da Operação Flexibilizar foram ao local da aglomeração no Pina "para garantir o cumprimento do decreto estadual de combate à pandemia".

Segundo a corporação, as equipes realizaram a dispersão e encerraram o evento. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

"A Polícia Militar de Pernambuco esclarece que tem atuado em parceria com outros órgãos de fiscalização, como o Procon, vigilância sanitária, guardas e diretorias municipais de controle urbano. Esse esforço vem acontecendo, desde o início da pandemia, para garantir o cumprimento das medidas sanitárias em vigor, baseadas no decreto governamental", informou na nota.

A polícia também afirmou que autoridades trabalham nos papéis de fiscalização e orientação. "Desrespeitar as normas em vigor, como não uso de máscaras e aglomerações, são infrações sanitárias previstas no artigo 268 do Código Penal, que prevê detenção de um ano, além de multa", completou a corporação. 

Como denunciar
De acordo com a Polícia Militar, denúncias de aglomerações como a vista no Pina podem ser feitas através do 190.

O Procon-PE também disponibiliza canais de atendimento para denúncias:

Telefone: 0800.282.1512 - segunda a sexta, das 8h às 17h
WhatsApp: 81 3181-7000 - qualquer hora e todos os dias
Instagram: @proconpe

Coronavírus em Pernambuco
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgados no domingo (5), o Estado acumula, desde o início da pandemia de Covid-19, um total de 610.297 casos confirmados e 19.462 mortes.

No último balanço de 24 horas, foram acrescentados a esse total 238 casos e 11 óbitos.

O Estado tem 43% dos 1.013 leitos de UTI da rede pública ocupados. Entre as 898 vagas de enfermaria, há 33% ocupadas. A taxa de ocupação média de leitos para atendimento à Covid-19 é de 38%.

Pernambuco aplicou 8.343.552 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado. 

Desse total, 2.639.223 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 2.466.232 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 172.991 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Com relação apenas às primeiras doses, foram 5.704.329 aplicações. 

Veja também

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal
Amazônia Legal

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas
Queimadas

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas

Newsletter