Mundo

Polícia diz que ataque em igreja australiana foi ato terrorista

Quatro pessoas ficaram feridas no ataque, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, incluindo um bispo

A polícia de Nova Gales do Sul guarda o perímetro da Igreja de Cristo Bom Pastor, no subúrbio oeste de Wakeley, em Sydney, em 15 de abril de 2024, depois que várias pessoas foram esfaqueadas nas instalações da igreja. A polícia australiana prendeu um homeA polícia de Nova Gales do Sul guarda o perímetro da Igreja de Cristo Bom Pastor, no subúrbio oeste de Wakeley, em Sydney, em 15 de abril de 2024, depois que várias pessoas foram esfaqueadas nas instalações da igreja. A polícia australiana prendeu um home - Foto: DAVID GRAY / AFP

A polícia da Austrália anunciou nesta terça-feira (16) que o ataque a faca em uma igreja assíria de Sydney foi um ato terrorista com motivação religiosa, e pediu calma à população local.

Quatro pessoas ficaram feridas no ataque, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, incluindo um bispo. Um jovem de 16 anos foi detido por fiéis enfurecidos após o ataque e colocado sob custódia policial.

O suspeito do ataque era conhecido da polícia, mas não estava em nenhuma lista de vigilância terrorista, informaram autoridades.

"Depois de analisar todo o material, declarei que se tratou de um incidente terrorista", disse em entrevista coletiva a comissária de polícia do estado de Nova Gales do Sul, Karen Webb, acrescentando que o ocorrido foi um ato de extremismo com motivação religiosa, e que as vítimas "têm sorte de estarem vivas".

O chefe da principal agência de espionagem da Austrália, Mike Burgess, ressaltou que o suspeito parece ter agido por conta própria e que não há motivo para elevar o nível de ameaça terrorista. "Neste ponto, parece que foram ações de um indivíduo", disse o chefe da Organização Australiana de Inteligência de Segurança.

O ataque aconteceu durante uma missa em uma igreja assíria na zona oeste da cidade, e foi transmitido ao vivo. As imagens mostraram um homem se aproximando do altar, com uma faca erguida, e atacando o padre, o que provocou pânico entre os paroquianos. É possível ver várias pessoas correndo para ajudar o religioso.

"Os indivíduos feridos sofreram lesões que não ameaçam suas vidas e foram tratados por paramédicos do serviço de emergência de Nova Gales do Sul antes de serem levados para um hospital", informaram socorristas.

A AFP verificou que o vídeo foi gravado na paróquia de Cristo Bom Pastor, no bairro de Wakeley, no oeste de Sydney. O bairro abriga a pequena comunidade cristã assíria, composta em grande parte por pessoas que fugiram da perseguição e da guerra no Iraque e na Síria.

Após o ataque, mais de 500 manifestantes enfrentaram o batalhão de choque, que os impediu de entrar na igreja para agredir o adolescente detido. "As pessoas usaram tijolos, concreto e estacas para agredir a polícia" e lançar objetos contra os policiais e seus veículos, descreveu Karen Webb, ressaltando que a multidão causou danos a cerca de 20 viaturas.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter