Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Polícia faz buscas em chácara de apoio de grupo bolsonarista em Brasília

Ação é parte de investigação sobre a prática de supostos crimes de milícia privada

Polícia Civil do DF deflagrou operação neste domingo (21)Polícia Civil do DF deflagrou operação neste domingo (21) - Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu, na manhã deste domingo (21), um mandado de busca e apreensão em chácara usada como ponto de apoio do grupo armado de extrema direita 300 do Brasil. A ação é parte de investigação sobre a prática de supostos crimes de milícia privada, ameaça e porte ilegal de armas, segundo informou a assessoria de imprensa da Polícia Civil.

A operação foi feita pela Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado do órgão no início da manhã e contou com a participação de 30 policiais. Também são investigados os grupos "Patriotas" e "QG Rural". Na casa, na região de Arniqueiras, foram apreendidos fogos de artifício, telefones celulares, um facão, cartazes, discursos, um cofre e outros materiais usados em manifestações. Ninguém foi preso.

O 300 do Brasil também é investigado pela Polícia Federal. O grupo defende o governo Jair Bolsonaro e prega intervenção militar contra o Supremo e o Congresso. Eles acampavam na Esplanada dos Ministérios, mas foram retirados pelo governo do Distrito Federal.

Na noite de sábado (13), integrantes do grupo atacaram o prédio do STF em Brasília com fogos de artifício. A pedido do presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, a Procuradoria-Geral da República abriu investigação para a responsabilização dos autores. Na segunda (15), no âmbito do inquérito sobre protestos antidemocráticos, a ativista Sara Winter, que faz parte do grupo, foi presa após operação da PF.

Veja também

COP16 chega ao fim com entraves na negociação sobre financiamento para conservação da biodiversidade
COP16

COP16 chega ao fim com entraves na negociação sobre financiamento para conservação da biodiversidade

Suspeito de participar de triplo homicídio em Itamaracá é preso em supermercado no Recife
Recife

Suspeito de participar de triplo homicídio em Itamaracá é preso em supermercado no Recife

Newsletter