Polícia Federal investiga incêndio em helicóptero do Ibama em Manaus
Ainda não há informações sobre a identidade dos suspeitos, que estavam a bordo de um veículo, e a motivação do crime
A Polícia Federal do Amazonas (PF-AM) apura incêndio em um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Câmeras de segurança gravaram dois suspeitos pulando o muro do Aeroclube do Amazonas, em Manaus, e ateando fogo em duas aeronaves na madrugada desta segunda-feira.
Segundo a PF, a corporação já realizou a perícia e deve abrir inquérito em breve. Ainda não há informações sobre a identidade dos suspeitos, que estavam a bordo de um veículo, e a motivação do crime.
"A Polícia Federal realizou, hoje (24/01), perícia no helicóptero do IBAMA. Em seguida será instaurado inquérito para apuração dos fatos e da sua autoria e também será solicitado apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, para ter acesso às imagens das câmeras de vídeo-monitoramento da região a fim de identificar a placa do carro que teria estado no local", diz a nota enviada ao Globo.
Leia também
• Polícia apreende filhote de macaco-prego que seria vendido, no Paraná, e prende traficante
• Polícia descobre casa de luxo que pertence a chefe do tráfico no Jacarezinho
• Bolsonaro não garante reajuste para policiais, mas diz que aumento para outros servidores só em 2023
Segundo a Secretaria de Segurança do Pública do Amazonas (SSP-AM), os vídeos já foram encaminhados à corporação. Autoridades veem o caso como incêndio criminoso.
“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está prestando total apoio aos trabalhos do órgão federal. (...) Câmeras de segurança registraram o momento em que dois criminosos pularam um muro e incendiaram o helicóptero. As imagens foram repassadas para a PF-AM", informa o comunicado.
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e o Departamento de Polícia Técnico- Científica (DPTC-AM) se dirigiram ao local e realizaram as ocorrências iniciais. Já o Ibama informou que uma equipe foi ao aeroclube e, em seguida, acionou a PF.
“O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que, assim que tomou conhecimento do fato, na manhã desta segunda-feira (24), enviou uma equipe ao local para verificar a situação, onde foi constatado a tentativa de incêndio em duas aeronaves, acionando imediatamente a Polícia Federal”, diz a nota.