Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Polícia Federal realiza operação sobre ataque hacker ao Ministério da Saúde

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Santa Catarina

Ministério da SaúdeMinistério da Saúde - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (16), uma operação para investigar um ataque hacker realizado no fim de 2021 contra diversos órgãos do governo federal, entre eles o Ministério da Saúde.

Na época do ataque, diversas plataformas do Ministério a Saúde ficaram fora do ar, incluindo o ConecteSUS, que emite certificado de vacinação, e o Open DataSUS, que detém dados de acompanhamento da pandemia e outras informações de vigilância.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, após pedido da PF.

O inquérito foi aberto em 10 de dezembro de 2021. De acordo com comunicado da PF, no decorrer da investigação "descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia".

Além do Ministério da Saúde, o mesmo grupo também atacou os sites do Ministério da Economia, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre outros órgãos.

Veja também

Morre John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro de Tony Blair
Reino Unido

Morre John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro de Tony Blair

Reféns de assalto são resgatados após bandidos trocarem tiros com policiais em São Lourenço da Mata
GRANDE RECIFE

Reféns de assalto são resgatados após bandidos trocarem tiros com policiais em São Lourenço da Mata

Newsletter