Logo Folha de Pernambuco

rio de janeiro

Polícia investiga grupo de bate-bolas que exibia rosto de Hitler em fantasia durante carnaval no Rio

Foi expedido ofício para a Secretaria Municipal de Cultura para identificar os responsáveis pelo bloco

Polícia investiga grupo de bate-bolas que exibia rosto de Hitler em fantasia durante carnaval no RioPolícia investiga grupo de bate-bolas que exibia rosto de Hitler em fantasia durante carnaval no Rio - Foto: Reprodução / Twitter

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) iniciou uma investigação para apurar o crime de divulgação do nazismo, após um grupo de bate-bolas com a fantasia em que estampava o rosto de Adolf Hitler desfilar nas ruas do subúrbio carioca durante o Carnaval. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais e geraram críticas e acusações de apologia do nazismo.

A Polícia Civil afirmou ainda que foi expedido um ofício para a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro para identificar os responsáveis pelo bloco. No ano passado, a pasta mapeou cerca de 16 mil pessoas envolvidas com o tradicional movimento das fantasias de "Clóvis", como também são chamados, nas zonas Norte e Oeste da cidade. Dentre os 400 grupos cadastrados pela secretaria, o número de componentes de cada um varia de 15 a 200.

Em nota, a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro informa que "realizou o mapeamento de alguns dos grupos de bate-bola na cidade, mas não tem ingerência alguma sobre as escolhas dos mesmos, isso inclui as fantasias".

O grupo "Virtual de Madureira", que costuma sair da favela Congonha, em Madureira, até as imediações da estação de trem do bairro, manifestou-se através do Twitter. Em um comunicado, eles pedem desculpas à população e afirmam que a imagem do ditador alemão nas fantasias não visava a exaltá-lo.

Vestidos de macacão, bolero, máscara, luvas, meiões, sobrinhas e batendo bolas ao chão, os grupos passam o ano confeccionando as fantasias e se preparam para as saídas e competições no carnaval.

Em 2012, os bate-bolas foram declarados Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial pela Prefeitura do Rio. O decreto n°35134 ressalta a importância dos grupos como personagens do carnaval e ainda a capacidade popular de produzir uma manifestação tradicional como forma de resistência à massificação da folia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter