Polícia prende novamente homem filmado roubando motorista de aplicativo em São Lourenço da Mata
Homem havia sido solto pelo Poder Judiciário, mas foi detido de novo por força de mandado; um segundo foi preso
Dois homens suspeitos de roubos a pelo menos 15 motoristas de transporte por aplicativo foram presos na última sexta-feira (18) pela Polícia Civil de Pernambuco, conforme divulgou a corporação nesta segunda-feira (21).
Um dos presos é o homem que aparece em imagens divulgadas recentemente de um assalto a motorista em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Sem saber que estava sendo filmado, ele anuncia o roubo e emite palavras de ordem contra o profissional.
O caso ocorreu na noite do domingo (13). O homem chegou a ser solto pelo Poder Judiciário dias após a primeira prisão, mas foi novamente preso - desta segunda vez, por força de mandado de prisão preventiva, segundo a Polícia Civil.
A expedição do mandado ocorreu após a polícia encaminhar seis inquéritos em desfavor do homem para Justiça.
Leia também
• Influenciadora Bruna Marques é assassinada a tiros em frente a casa de shows no Ipsep
• Sem saber, assaltante é filmado ao roubar motorista de aplicativo em São Lourenço da Mata; assista
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Ricardo Lima, da Delegacia de Jaboatão dos Guararapes, um terceiro suspeito de integrar a quadrilha ainda segue foragido.
"Foram identificados três indivíduos que participavam desses roubos. Dois foram localizados e já estão presos. Um deles é o que participa do vídeo que foi amplamente divulgado nas redes sociais. O outro é o seu comparsa que por vezes participava dos assaltos, mas nem sempre estava junto, e o terceiro é um que tinha participação de menor importância que o levava até o local onde seria chamado o Uber para ser praticado o assalto", detalhou.
De acordo com o delegado, os criminosos usavam os aplicativos de transporte com nomes falsos para chamar a corrida. "Quando embarcavam, pouco tempo depois anunciavam o assalto e levavam os pertences e subtraíam também os veículos. Nossa estimativa é que pelo menos 15 veículos tenham sido subtraídos", continuou Ricardo Lima.
As investigações sobre os membros da quadrilha começaram em agosto de 2021, quando uma vítima procurou a Delegacia de Jaboatão para noticiar que havia sido roubada.
"[A vítima] tinha sido chamada para uma corrida e no meio do caminho acabou sendo roubada. Anunciaram o assalto e subtraíram seu aparelho telefônico, dinheiro que ela tinha. E em segudia levaram seu veículo a deixando em Jabotão onde foi socorrida por populares até a delegacia", acrescentou o delegado.
Por fim, o delegado reitera que o principal objetivo da quadrilha era roubar os carros, apesar de também levar outros pertences como celulares e dinheiro.
"Eles sempre levavam o veículo. O veículo era vendido em outras cidades. O interesse maior desses criminosos era a subtração dos veículos", finalizou o delegado, complementando com a informação de que um dos veículos roubados pelos homens foi recuperado na Paraíba.
Os criminosos serão autuados por roubo e extorsão, uma vez que em um dos crimes conseguiram a senha do cartão de uma vítima e fizeram saques.