Policial Militar detém cinco pessoas após assalto em Olinda no último domingo (7)
Agente de segurança desconfiou do crime e abordou suspeitos; PM fez uso de arma de fogo
Um policial militar, pertencente à Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), agiu, na manhã do último domingo (7), na ação de suspeitos após um assalto a um homem no bairro do Varadouro, em Olinda.
O agente estava prestes a assumir o plantão, quando reparou na ação suspeita em um carro. Ao tomar conhecimento de que teria sido um assalto, o militar acompanhou o veículo em questão (um Chevrolet, modelo Cobalt) e deu voz de parada, que não foi obedecida. No carro, havia cinco pessoas, sendo três homens, uma mulher e um menor de quinze anos de idade.
Segundo o policial, um dos suspeitos portava uma arma branca e ofereceu resistência, o que ocasionou o uso de sua arma de fogo para cessar a ameaça. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital da Restauração.
Equipes da polícia foram acionadas para dar apoio. Os outros suspeitos foram presos e encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para serem adotadas as medidas cabíveis. Na operação foram apreendidos uma arma branca (faca), cinco aparelhos de celular, a quantia de R$ 794 e um veículo. "Na delegacia pudemos ter acesso às fichas criminais dos detidos e três deles possuíam antecedentes por tráfico, furto e homicídio", contou o comandante da CIATur, o Major Valdêmio Gondim.
A vítima do assalto também foi encaminhada à delegacia para formalizar queixa. Durante o processo, um dos celulares apreendidos tocou e uma pessoa informou que foi assaltada pelo grupo mais cedo. Ela também se apresentou para os procedimentos legais. "Pela quantidade de objetos apreendidos com o bando, é notório que mais pessoas tiveram seus pertences subtraídos, ou seja, eles estavam agindo há mais tempo e, possivelmente, em outros locais", continuou Gondim.
Reforço no policiamento
Por se tratar de um período próximo ao Carnaval, Olinda costuma estar mais movimentada que o normal. Perguntado sobre o reforço para esse período, já que ocorrência deu-se na área da folia momesca, o comandante explicou que foi montado pela PMPE, um esquema tático de mais segurança no local por saber que existe esse fluxo maior de pessoas.
Uma das estratégias de monitoramento é a implementção de drones para fiscalizar a região. "Sabemos que existe uma preocupação a mais nessa época do ano, por isso a operação conta com o posicionamento de policiais em vários processos: a pé, motorizado, com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social (SDS), com o serviço de inteligência da PM", completou o Major.
A população também pode ajudar a PM em casos de crimes e violência. A SDS criou um canal de denúncia através do número (81) 99488-3455, que também é WhatsApp e está disponível para receber fotos e vídeos.