Polônia compra manuscrito de uma balada de Chopin, um 'tesouro' raro
O manuscrito da Balada nº 4 em Fá menor estava em mãos privadas antes de a Polônia chegar a um acordo para adquiri-lo
A Polônia anunciou, nesta quinta-feira (23), que comprou o manuscrito de uma balada de Frédéric Chopin, uma partitura cuja exibição coincidirá com o renomado concurso de piano que leva seu nome e que será realizado este ano na capital polonesa.
O manuscrito da Balada nº 4 em Fá menor estava em mãos privadas antes de a Polônia chegar a um acordo para adquiri-lo no ano passado.
"É um tesouro", disse a ministra da Cultura polonesa, Hanna Wroblewska, aos repórteres no Instituto Chopin de Varsóvia, acrescentando que os manuscritos originais do compositor são "muito raros".
Leia também
• Infiltrações, velharias e material obsoleto deixam Museu do Louvre em alerta
• Londres exalta obras-primas do modernismo brasileiro com exposição "única"
A compra foi feita com recursos públicos, mas o Instituto não divulgou o preço deste manuscrito de quatro páginas devido a uma cláusula do contrato.
"O manuscrito está em excelente estado. Foi preservado por mais de 100 anos em condições ótimas", afirmou Seweryn Kuter, curador do Instituto Chopin.
Nascido em 1810 em Zelazowa Wola, perto da capital polonesa, Frédéric Chopin fugiu de seu país pouco antes da revolta de 1830 contra as forças de ocupação do Império Russo.
O compositor viveu em Viena antes de se estabelecer em Paris, onde morreu aos 39 anos.
Sua música continua sendo um símbolo da longa luta da Polônia pela liberdade.
A partitura comprada pela Polônia será tema de uma exposição em Varsóvia, que começará em junho e vai até o final de outubro, coincidindo com o 19º Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin.
Organizada a cada cinco anos desde 1927, esta competição reúne pianistas do mundo inteiro.