Logo Folha de Pernambuco

CONFLITO

Polônia diz estar pronta para abrigar armas nucleares, e Rússia reage:"Garantiremos nossa segurança"

Varsóvia faz fronteira com Moscou e é membro da Otan

Presidente da Polônia, Andrzej DudaPresidente da Polônia, Andrzej Duda - Foto: AFP

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, afirmou nesta segunda-feira (22) que o país está "preparado" para abrigar armas nucleares em seu território, caso a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) decida reforçar a sua posição depois que a Rússia posicionou armas em Kaliningrado e na Bielorrússia. Frente à declaração, o Kremlin advertiu que tomaria medidas "necessárias" para "garantir sua segurança".

"Se os nossos aliados decidirem instalar armas nucleares no nosso território, no âmbito da distribuição nuclear para reforçar a segurança do flanco leste da Otan, estamos preparados" declarou o presidente conservador ao jornal polonês Fakt.

Duda afirmou que a Rússia "está militarizando cada vez mais a área de Kaliningrado e está enviando armas nucleares para Bielorrússia", dois territórios que fazem fronteira com a Polônia, membro da Otan.

O líder polonês visitou recentemente os Estados Unidos, onde se reuniu com o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump, e atualmente está no Canadá. Ele afirmou que uma possível presença de armamento nuclear é objeto de conversações com Washington "há algum tempo".

Em resposta à declaração do presidente polonês, Moscou advertiu que adotará as medidas "necessárias" para "garantir sua segurança", caso Varsóvia receba armas nucleares.

"Os militares vão analisar a situação e, em qualquer caso, adotarão as medidas necessárias em resposta para garantir nossa segurança" afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa.

Veja também

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam
BANHEIRO

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam, casos e países onde iniciativa ocorre

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda
SAÚDE

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda

Newsletter