Polônia entrega tanques à Ucrânia e enviará mais "em alguns dias"
Primeiro-ministro polonês garantiu que seu país está preparado para treinar pilotos ucranianos no uso de caças F-16 na Polônia
A Polônia enviará mais tanques à Ucrânia "em alguns dias", disse o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, à imprensa em Kiev, nesta sexta-feira (24), após Varsóvia anunciar que já enviou quatro tanques Leopard 2.
"Podemos transferir tanques muito em breve (...) em alguns dias também entregaremos tanques PT-91 - 60 tanques chegarão à Ucrânia", explicou o premiê, que está em Kiev pela ocasião do aniversário de um ano da invasão russa.
Leia também
• ONU exige justiça para vítimas dos conflitos na Ucrânia
• Rei Charles III condena "ataque em larga escala não provocado" à Ucrânia
• China pede diálogo entre Rússia e Ucrânia e alerta contra uso de armas nucleares
Morawiecki garantiu que seu país está preparado para treinar pilotos ucranianos no uso de caças F-16 na Polônia.
"Ele enfatizou que isso sempre teria que contar com o acordo da coalizão mais ampla, mas a Polônia está disposta a realizar esses treinamentos", disse ele.
O primeiro-ministro, cujo país é um dos principais aliados da Ucrânia na Europa, considerou que as últimas sanções impostas à Rússia pela União Europeia eram "muito fracas".
"Quanto ao 10º pacote de sanções, não estamos felizes porque é muito branda, muito fraca. Estamos propondo a inclusão de mais pessoas. Passamos muito tempo sugerindo a inclusão de figuras russas", disse à imprensa.