Logo Folha de Pernambuco

conflito

Polônia não acredita que Putin descarta invadi-la

"Não têm qualquer credibilidade", considerou nesta sexta-feira (9) o vice-primeiro-ministro polonês

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, dá uma entrevista ao apresentador de talk show dos EUA, Tucker Carlson, no Kremlin, em MoscouO presidente da Rússia, Vladimir Putin, dá uma entrevista ao apresentador de talk show dos EUA, Tucker Carlson, no Kremlin, em Moscou - Foto: Gavriil Grigorov/AFP

As declarações do presidente russo, Vladimir Putin, durante uma entrevista ao apresentador americano Tucker Carlson, na qual descarta a ideia de invadir a Polônia ou a Letônia, "não têm qualquer credibilidade", considerou nesta sexta-feira (9) o vice-primeiro-ministro polonês, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz.

Na entrevista, transmitida na quinta-feira, quando questionado se poderia "imaginar um cenário" em que "tropas russas seriam enviadas para a Polônia", Putin disse: "Não temos interesse na Polônia, na Letônia ou em qualquer outro lugar. Por que faríamos isso? Simplesmente não temos nenhum interesse".

Mas, segundo Kosiniak-Kamysz, também Ministro da Defesa, "essas declarações não têm credibilidade".

"A Polônia tem deveres a cumprir como Estado-membro da Otan e da União Europeia. A Polônia e as suas autoridades têm, acima de tudo, compromissos para com os seus cidadãos", disse ele.

A Polônia compartilha fronteira com a Ucrânia, país que a Rússia invadiu no final de fevereiro de 2022. Como resultado dessa ofensiva, Varsóvia empreendeu um custoso plano para reforçar as suas capacidades de defesa, ao qual atribui até 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

"Façamos o nosso trabalho, preparemo-nos para situações diferentes, não podemos baixar a vigilância por nada, e palavras como essas, claro, não contribuirão para isso, muito pelo contrário", sublinhou Kosiniak-Kamysz perante a imprensa em Varsóvia.

Na entrevista a Carlson, jornalista conservador próximo do ex-presidente Donald Trump, Putin considerou que é "impossível" que as forças de Moscou sejam derrotadas na Ucrânia e apresentou a Rússia como um país vítima das traições ocidentais.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter