Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Polônia oferece munições à Ucrânia antes da visita do primeiro-ministro a Kiev

O primeiro-ministro polonês visitará a capital ucraniana nesta terça-feira (1)

Primeiro-ministro da Polônia, Mateusz MorawieckiPrimeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki - Foto: Oscar Del Pozo/AFP

Polônia ofereceu à Ucrânia dezenas de milhares de cartuchos de munição antes da visita a Kiev do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, em um contexto de tensões com a Rússia, informou um responsável polonês nesta segunda-feira (31).

O país, membro da União Europeia, também anunciou que está se preparando para uma potencial onda de refugiados da Ucrânia se as negociações não derem frutos e começar uma guerra. 

"Foi tomada a decisão de enviar munições defensivas à Ucrânia", afirmou Pawel Soloch, chefe do escritório nacional de seguraça. 

Segundo disse à imprensa, a proposta consiste em "dezenas de milhares de cartuchos de munição". Até o momento, a Ucrânia ainda não respondeu.

Morawiecki visitará a Ucrânia na terça-feira (1). 

O vice-ministro do Interior, Maciej Wasik, disse na semana passada que a Polônia está preparando ajuda humanitária para oferecer ao seu vizinho oriental. 

"Se a situação na Ucrânia terminar em guerra, devemos estar preparados para uma chegada de refugiados", declarou Wasik ao canal de televisão Republika.

"Há um tempo, o Ministério do Interior está dando passos para nos prepararmos para uma onda de, inclusive, um milhão de pessoas", acrescentou.

O país já conta com uma importante comunidade ucraniana, incluindo uma minoria de cerca de 50.000 pessoas que também têm a cidadania polonesa.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter